Pacientes estão tendo que esperar até mesmo aqueles os considerados simples, como raio-X. Para amenizar o problema, a prefeitura lançou, nesta semana, programa para zerar fila. Mais de 50 mil pessoas aguardam por exames e consultas pelo SUS em Marília
Mais de 50 mil pessoas aguardam consultas e exames no Sistema Único da Saúde (SUS) em Marília (SP), segundo um levantamento feito pela prefeitura.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O estudo revelou que cerca de 10.200 pessoas estão na fila para consultas em ortopedia, enquanto 10.300 aguardam atendimento em oftalmologia na rede pública de saúde. Além disso, as especialidades de otorrinolaringologia e neurologia apresentam filas de 5.300 e 5.100 pessoas, respectivamente.
A demanda por exames considerados simples também é alta, com 13.150 pessoas esperando por raio-X e mais de 9 mil por ultrassonografias.
Para muitos marilienses que esperam por um exame, como a dona de casa Carla Roberta da Silva, a situação é angustiante.
“Há quatro anos eu uso colostomia e também enfrento um problema urológico: sou diagnosticada com bexiga neurogênica. Preciso fazer um ultrassom urgente para ver como estão as minhas funções renais, só que o meu retorno foi marcado para daqui a quatro meses e o prazo para fazer o exame é de, no mínimo, de sete meses. Isso não é justo com a gente que depende do SUS. Eu não consigo pagar essas consultas particulares, é muito caro”, contou em entrevista à TV TEM.
Carla, moradora de Marília, aguarda consulta com urologista no SUS
Reprodução/TV TEM
Essa angústia também é vivida pela cuidadora infantil Marli Adriano, que hoje se encontra afastada do trabalho por sentir muitas dores nas costas. Ela precisa de uma ressonância lombar para identificar o problema que vem causando as fortes dores, mas, quando procurou a Secretaria de Saúde, ouviu que pedidos urgentes podem ser atendidos em até seis meses.
“Eu ligo para o SUS e eles falam que a fila está grande. Chegaram a me dizer que, se o pedido for feito com urgência, demora seis meses. Imagina se não fosse com urgência? É muito tempo para esperar. A gente fica sem saber o que fazer”, disse
Marli Adriano está afastada do trabalho por problemas de saúde e aguarda resposta de consulta pelo SUS em Marília
Reprodução/TV TEM
Ações da prefeitura
Na terça-feira (21), em coletiva de imprensa, a Prefeitura de Marília divulgou o lançamento do programa “Ganha Tempo da Saúde – Zera Fila”, que busca reduzir o grande número de pedidos de consultas, exames e cirurgias que aguardam há anos na fila de espera para atendimento.
Segundo a prefeitura, cerca de R$ 9 milhões foram investidos nesse programa, que deve iniciar os atendimentos nesta sexta-feira (24).
“As consultas presenciais vão começar na sexta-feira, mas os pacientes já começaram a receber pelo WhatsApp mensagens que informam o dia e o horário da consulta, e também já estamos pedindo para que eles preencham uma pré-consulta, para que, ao chegarem na sexta-feira, possamos ganhar o tempo que seria gasto no preenchimento do cadastro”, informou a secretária da Saúde, Paloma Libano.
“Por exemplo, se for uma consulta com o ortopedista, o paciente já vai ser atendido. Se precisar fazer o raio-X na hora, já faz. Se precisar do ultrassom, também já será feito ali mesmo. E o paciente já poderá sair com a definição se vai precisar de uma cirurgia ou não. Vamos fazer esse programa permanente para zerar essas filas e não ter filas na saúde”, completou.
Fila de espera no SUS: mais de 50 mil pessoas aguardam por consultas e exames em Marília
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região