Foto de arquivo de Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, ex-deputado desaparecido na ditadura militar
Reprodução/Instituto Vladimir Herzog
Eunice Paiva foi uma advogada brasileira casada com o ex-deputado Rubens Paiva, que desapareceu em 1971 durante o regime militar no Brasil, foi torturado e morto. A incansável busca de Eunice por justiça a transformou em um símbolo de resistência contra a ditadura militar.
Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva nasceu em São Paulo em 1929. Ela conheceu Rubens Paiva em 1947 e eles se casaram em 1952. O casal teve cinco filhos: Marcelo, Veroca, Eliana, Nalu e Babiu.
Em 20 de janeiro de 1971 Rubens Paiva foi levado pela polícia da casa em que vivia com a família no Leblon, no Rio de Janeiro, e esta foi a última vez que ele foi visto.
Eunice Paiva, símbolo de luta contra a ditadura, morre em SP aos 86 anos
Reprodução/JN
Eunice nunca desistiu de buscar a verdade sobre o paradeiro do seu marido. Ela chegou a ficar presa por 12 dias. A resposta oficial só veio 25 anos depois, quando, em 1996, ela conseguiu um atestado de óbito e o reconhecimento da morte de Rubens Paiva pela ditadura.
“Posso dizer que eu fico até grata com essa solução que foi dada e acho que é um capítulo encerrado na nossa vida. Agora realmente encerrado, embora a memória do Rubens, a saudade dele, a importância que ele teve para nós a gente mantém, mas num outro plano, no plano da afetividade, da saudade, tudo mais”, disse ela na época.
O corpo, no entanto, nunca foi encontrado.
Eunice era formada em letras e, com o desparecimento do marido, se reinventou: fez direito, se tornou especialista em direito indígena e foi consultora do governo federal, do Banco Mundial e da ONU.
Ela morreu aos 86 anos no dia 12 de dezembro de 2018 em São Paulo. Eunice lutava contra o Mal de Alzheimer.
A história de sua luta foi escrita por um dos filhos do casal, Marcelo Rubens Paiva, no livro “Ainda Estou Aqui”, lançado em 2015.
Este ano, a vida de Eunice foi parar nas telonas do mundo inteiro na interpretação da atriz Fernanda Torres no filme dirigido por Walter Salles.