Banco Central divulgou nesta segunda a primeira edição de uma nova pesquisa, que traz a percepção de empresas não financeiras sobre indicadores da economia. A pesquisa foi feita no mês de maio deste ano. Decisão do Banco Central é desta sexta-feira (26)
Marcello Casal/Agência Brasil
O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (12) a primeira edição de uma nova pesquisa, chamada de “Firmus”, que traz a percepção de empresas não financeiras sobre indicadores da economia, como inflação e crescimento econômico.
O novo levantamento contrasta com a tradicional pesquisa “Focus”, realizada há anos pelo BC, com foco apenas no setor bancário.
Nesta primeira pesquisa com o setor não financeiro, que traz dados desatualizados, pois foi feita no mês de maio, as empresas não financeiras estimaram um IPCA, a inflação oficial do país, de 4% para este ano.
Inflação acelera para 0,38% em julho e encosta no teto da meta
Em maio, a pesquisa Focus, realizada com o mercado financeiro, indicava que a inflação somaria 3,89% em 2024.
Para 2025 e 2026, a pesquisa Firmus apontou que as empresas de outros setores projetaram uma inflação de 4% e de 3,70%, respectivamente.
Naquele momento, a pesquisa do BC com os bancos indicava um IPCA de 3,77% e de 3,60% para esses anos.
Para o crescimento do PIB neste ano, tanto a pesquisa Focus, com o mercado financeiro, e a Firmus, com empresas de outros setores, apontavam uma expansão de cerca de 2% para 2024 — feito em maio deste ano.
Pesquisa Focus
Em levantamento mais atual, realizado na semana passada com o mercado financeiro, as expectativas de inflação para este ano e para 2025, já estavam bem maiores: em 4,2% e 3,97%.
Para o crescimento do PIB, a estimativa dos analistas dos bancos era de uma alta de 2,2% em 2024 e de 1,92% para o ano que vem.