![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/90/q8/ao/90q8aoddorurk2zptzq32gvxs.jpg)
A cidade de Recife está em estágio de atenção por conta das chuvas, relâmpagos e trovões que atravessaram a noite desta terça (4) e devem continuar durante todo o dia da quarta-feira (5).
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) elevou o nível de alerta de amarelo para laranja, que significa risco alto para situações de emergência.
Várias vias estão intransitáveis na capital e em outras cidades da Região Metropolitana. A Defesa Civil recomenda que a população tome cuidado com deslizamentos de terra e inclinação de postes ou árvores.
Bairro mais afetado
O maior acumulado nas últimas 24h foi registrado no bairro da Guabiraba, na zna norte, onde choveu 45,3 mm. As chuvas também causaram alagamentos no Km 94 da BR 408, em São Lourenço da Mata, onde os carros passam com dificuldade, apenas na faixa sentido Recife. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) divulgou nove pontos de alagamento na capital pernambucana.
Alerta máximo
Nesta manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou todo o litoral de Pernambuco com a bandeira vermelha de Grande Risco, única região do país com esta classificação.
“Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas…”, alerta a nota.