![](https://s2-g1.glbimg.com/e1iih6Var8tk0Adn1P0AQyVcwAw=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/p/r/wATCKLTJ20IkV1EXtV6g/receita-federal.jpg)
Segundo a Receita Federal, os equipamentos foram enviados de São Paulo e estavam em situação irregular. Nove encomendas foram apreendidas na ação
Divulgação
A Receita Federal apreendeu nove encomendas postais de máquinas mineradoras de bitcoin na manhã desta quarta-feira (5), no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Segundo o órgão, os aparelhos estavam em situação irregular.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A máquina mineradora de bitcoin é utilizada no processo de criação da criptomoeda. O equipamento também deve manter segura a blockchain, rede responsável pelo registro das transações com bitcoin por meio de criptografia
No entanto, os aparelhos apreendidos em Fortaleza não tinham a devida comprovação de que foram importados legalmente para o Brasil, o que configura crime de descaminho, conforme o Artigo 334 do Código Penal.
O descaminho acontece quando alguém tenta importar produtos sem pagar os impostos ou sem declarar a mercadoria corretamente na alfândega.
A Receita Federal também informou que os aparelhos foram adquiridos por uma empresa registrada como produtora e revendedora de cosméticos. A encomenda foi enviada de São Paulo.
Entenda por que bitcoin e outras criptomoedas dispararam com vitória de Trump
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: