Porto de Santos intensifica ações de tratamento e controle de pragas


Ações buscam combater pragas, como o percevejo asiático que pode causar desequilíbrios ambientais. Porto de Santos intensifica ações de tratamento e controle de pragas em 2024
Divulgação/APS e Yan Lima
A Autoridade Portuária de Santos (APS), no litoral de São Paulo, intensificou em 2024 as ações de controle de pragas agrícolas no porto. As ações ganham ainda mais importância após a aparição do percevejo-de-pintas-amarelas, praga originária da China, que pode causar desequilíbrios ambientais.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a APS, no ano passado foram realizados 799 tratamentos fitossanitários, conhecidos como fumigação, em porões de navios, contêineres e paletes. O número representa um aumento em relação a 2023, quando foram feitas 777 ações de controle.
Das ações em 2024, 83% ocorreram nos porões das embarcações, totalizando 664 ações e mais de 42,5 milhões de toneladas de mercadorias tratadas.
Em nota, a APS informou que 35% das embarcações tratadas têm a China como principal destino, país de origem do percevejo-de-pintas-amarelas. O Vietnã ocupa o segundo lugar, com 9%, seguido pela Indonésia, com 7%.
Praga asiática
Percevejo-de-pintas-amarelas (Erthesina fullo)
Yan Lima
O percevejo (Erthesina fullo) tem chamado a atenção de especialistas após ter sido registrado 22 vezes na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A maior incidência é em Santos, embora também tenham sido feitos registros em São Vicente e Guarujá.
A hipótese mais provável é que o inseto tenha sido trazido por navios, possivelmente em contêineres. Inclusive, o primeiro registro do percevejo na Baixada Santista aconteceu próximo ao Porto de Santos.
Embora ainda não tenha causado danos significativos no Brasil, o percevejo é visto com preocupação por pesquisadores. Caso a espécie continue a se expandir, ela pode se tornar invasora, comprometendo o equilíbrio ambiental e trazendo prejuízos econômicos, no país e América do Sul.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.