Subiu para sete o número de mortos pelas fortes chuvas que atingem o Grande Recife desde quarta-feira (5). A informação foi divulgada no último balanço da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco.
De todas as mortes, quatro aconteceram na capital, uma em Camaragibe e uma em Paulista.
De acordo com o informe, nos últimos dois dias, foram registradas ocorrências em Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), conta resgatados 322 adultos, 39 crianças e três animais.
Ao todo, são 301 desalojados, sendo 61 em Jaboatão do Guararapes; 49 na cidade de Olinda, onde também há 83 desabrigadas, 34 desabrigados em Igarassu, 3 desabrigados em Camaragibe e 120 pessoas desalojadas em Paulista. Além disso, 75 residências localizadas em Itapissuma foram atingidas pelas chuvas, porém os moradores não precisaram ser retirados de suas casas.
Nas demais regiões não foram registradas ocorrências junto à Central de Monitoramento da Defesa Civil do Estado. As equipes de engenharia realizaram mapeamento das áreas de risco com o uso de drones, para identificação de áreas vulneráveis.
Recorde de chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta vermelho — nível máximo de risco — para o Litoral de Pernambuco. As chuvas já acumularam 200 mm nas últimas horas, o maior nível já registrado para o mês de fevereiro na história da cidade – o último recorde foi dos 122,8 mm registrado em 2009. Devido à instabilidade climática, as aulas presenciais na rede municipal de ensino do Recife foram suspensas nesta quinta-feira (6). A prefeitura também recomendou que escolas particulares, estaduais e federais adotem a mesma medida.
O Governo de Pernambuco reforça a importância de seguir as orientações das autoridades e permanecer atento aos alertas meteorológicos. Em caso de emergência, acione os canais oficiais de atendimento: 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).