O muralismo e a arte pública estão em alta em Porto Alegre (RS). O Festival Olhe Pra cima, que espalha cores em muros e prédios da capital gaúcha, vai apresentar, na próxima quarta-feira (12), o resultado de sua última edição.
Prédios transformados
Os prédios que tiveram as paredes transformadas situam-se nas ruas Jerônimo Coelho, 102; Coronel Genuíno, 194; Jerônimo Coelho, 44; e dos Andradas, 1.814 – os locais receberam pinturas dos artistas Cacau Weimer, Pamela Zorn, Tiago Berao e Xadali Tupã Jekupé, respectivamente.
Cada mural leva cerca de 20 dias para ser pintado. O prazo depende de quesitos como o clima e a dificuldade de cada obra. Cerca de 60 profissionais estão envolvidos no projeto, entre artistas, produtores, técnicos, bombeiros, entre outros.
Somando as três edições do Olhe pra Cima já são cerca de 5 mil metros quadrados de intervenções artísticas nas ruas de Porto Alegre. Para o criador festival, Vinicius Amorim, os murais “ressignificam a maneira como nos relacionamos com a cidade e também com a arte”.