![](https://s2-g1.glbimg.com/Cs2fdcLNjJdrr2vanoH8SvXap44=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/H/S/CgaZuzQBAmblB0W9lpNw/g1-13-.jpg)
Tiago de Moraes das Chagas, de Marília (SP), desenhou seu cachorrinho Pituco e o transformou em um super-herói de uma cidade utópica. Livro ‘Quatro Patas: A História de Pituco’ é uma homenagem ao cãozinho, que morreu em 2024. Tutor transforma pet em personagem de história em quadrinhos e protagonista de livro em Marília (SP)
Arquivo pessoal
Simpático e expressivo, o cachorrinho Pituco saiu do anonimato para se tornar um personagem em quadrinhos e protagonista do livro ‘Quatro Patas – A História de Pituco’, em Marília (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Tiago de Moraes das Chagas conseguiu inserir seu cão recém-adotado em uma antiga ideia sua, revivida durante a pandemia. Em entrevista ao g1, o tutor contou como foi o processo de transformá-lo em um protagonista e como esse projeto o ajudou a lidar com o luto de seu companheiro, que morreu em 2024.
🦸🏻♂️ O Super-herói
De forma espontânea e despretensiosa, Tiago conta que começou a fazer figurinhas com a carinha de Pituco durante a pandemia, brincando com as expressões do cão e divertindo seus amigos no WhatsApp e, um dia, a ideia de juntar ‘Radius’ com seu pet aconteceu.
“Sentado em meu computador, comecei a reescrever o projeto de Radius, que estava parado e sem direção desde 1996. Naquela tarde, peguei a foto de um soldado e coloquei a carinha do Pituco (veja foto acima). Foi ali que, sem querer, nasceu o super-herói Pituco, que se encaixou perfeitamente no universo de Radius e deu o impulso necessário para a criação do que hoje conhecemos”, relata o tutor.
Tiago sempre teve uma relação especial com Pituco
Arquivo pessoal
A trama, contextualizada em uma Marília utópica, caótica e colapsada em 3.121, foi lançada em julho de 2022 e é um arco com 3 edições. Nela, o protagonista, dotado de super poderes, precisa proteger a cidade dos perigos da destruição em uma épica batalha contra as forças do mal.
O projeto recebeu diversos prêmios de reconhecimento desde sua publicação, como o Oscar Shrappe Sobrinho, Prêmio Fernando Pini e também o Troféu Dia do Super-Herói Brasileiro. Além disso, as leis de incentivo como a Lei Paulo Gustavo e o Edital PNAB viabilizaram tanto ‘Radius’ como o livro ‘Quatro Patas: A História de Pituco’.
“A sinergia entre o Pituco real e o Pituco herói foi algo natural, e ele acabou se tornando não só um super-herói nos quadrinhos, mas uma figura muito querida por todos”, relata Tiago.
Tutor transforma pet em personagem de história em quadrinhos e protagonista de livro em Marília (SP)
Arquivo pessoal
📖 Eternizado nas páginas
Todo o processo criativo que Tiago estava envolvido no desenvolvimento dos quadrinhos teve que ser, por algum tempo, parado, com a morte de Pituco no ano passado.
“Quando Pituco partiu, o processo de criação já estava bastante avançado, e o lançamento de Radius 3 estava prestes a acontecer. Foi nesse momento, já com o gibi praticamente pronto, que sua partida se tornou um impulso para dar mais significado a todo o trabalho”, conta.
Desde filhote, Pituco sempre foi expressivo
Arquivo pessoal
Com isso, além de dar continuidade ao trabalho, Tiago quis ir mais a fundo e mostrar, em detalhes, como Pituco se tornou seu ‘super-herói’ antes de estar nos gibis e, em conjunto com o jornalista Ramon Barbosa Franco, decidiu desenvolver o livro ‘Quatro Patas: A História de Pituco’.
“O livro foi uma forma de lidar com o luto e de homenageá-lo, mas também de perpetuar sua memória, de forma que não ficasse apenas na saudade, mas que fosse transformada em algo que pudesse ser compartilhado com outras pessoas, especialmente com quem também tem uma ligação emocional com seus animais de estimação”, relata o tutor.
Tutor transforma pet em personagem de história em quadrinhos e protagonista de livro em Marília (SP)
Arquivo pessoal
A escolha do jornalista para a obra veio de antigas contribuições da dupla, como na própria história em quadrinhos Radius. Desta vez, o universo utópico ficou de lado para dar espaço à reconstrução das pegadas de Pituco na vida real.
Ramon conta que, além de ser um trabalho inédito escrever a biografia de um cachorrinho, ficou muito feliz ao ser chamado para integrar o projeto:
“Pensei, ao ser convidado, que o amor nutrido de ambos os lados – de Pituco para o Tiago e de Tiago para Pituco – poderia transcender as páginas do livro e conquistar novos corações.”
‘Quatro Patas: A História de Pituco’ tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2025 em Marília. Quanto às expectativas, Tiago comenta: “Estou muito animado com a possibilidade de poder dividir essa história com o público, de uma forma que possa tocar outras pessoas da mesma maneira que ele tocou a minha vida.”
*Sob a supervisão de Mariana Bonora.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região