Caseiro e tipicamente parnaibano, o doce é mais uma das marcas de Parnaíba, cidade litorânea que completa 180 anos de fundação nesta quarta-feira (14). Bala de café vira negócio e une família de professora aposentada no litoral do Piauí
Fernando Cardoso/TV Clube
Doce caseiro que é um sucesso em Parnaíba, a bala de café está longe de ser apenas um atrativo turístico de Parnaíba, no litoral do Piauí. A iguaria se tornou o carro chefe da família de Graça Rocha, uma professora aposentada que prepara e vende as balas há 25 anos. Hoje, a família está ainda mais unida graças ao doce.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O Bom Dia Piauí desta quarta-feira (14) celebra os 180 anos de Parnaíba, fundada em 14 de agosto de 1844, diretamente de um dos principais cartões-postais da cidade litorânea, o Porto das Barcas.
As balas de café são facilmente encontradas já no caminho para o litoral. Um número sem fim de placas anuncia a presença de barracas à beira da estrada, nas quais é possível comprar sacos com oito doces cada. O sabor forte e adocicado faz sucesso entre moradores e turistas.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Na casa de Graça, a fabricação das balas começou como um complemento de renda, mas não demorou a virar o carro-chefe das economias de sua família. O doce custeou a alimentação, o vestuário e a educação formal de vários de seus filhos.
“Essas balas viraram o amor dela, se transformaram em um recurso que pagou faculdade e ajudou no crescimento financeiro, no vestir, comer e educar. Já viraram febre em Parnaíba e ainda vão durar por muitos anos”, comenta o filho Ulisses Rocha.
Bala de café vira negócio e une família de professora aposentada no litoral do Piauí
Fernando Cardoso/TV Clube
Mas a professora aposentada não põe a mão na massa sozinha: ela conta com a ajuda de uma equipe de dez pessoas, que chegam a virar noites em época de alta demanda para dar conta das cinco mil unidades produzidas diariamente.
Graça não revela o segredo de sua receita diferenciada. O que sabemos é que, além de açúcar, pó de café, leite, manteiga e mel, o preparo tem um ingrediente infalível: o afeto de seus familiares, presente na paixão e alquimia de sabores.
“Atender meus clientes é uma honra, vem em primeiro lugar. Tenho duas sobrinhas que ajudam nas vendas, mas estou sempre lá. Dou bom dia, fico no pé”, diz a doceira.
Uma das surpresas gostosas que todos precisam adicionar à lista, a bala de café serve como uma lembrança doce da visita a este pedaço encantador do Piauí.
“Tem gente que leva de duas, três mil balas. Da metade de julho para cá, tivemos que fazer umas 80 mil. Parnaíba tem mesmo sabor de bala de café”, sorri Graça.
Bala de café vira negócio e une família de professora aposentada no litoral do Piauí
Fernando Cardoso/TV Clube
Bala de café vira negócio e une família de professora aposentada no litoral do Piauí
Fernando Cardoso/TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube