Os animais recolhidos em Gurupi serão levados para o Centro Administrativo Municipal. Cavalo encontrado solto em rua é recolhido em Gurupi
Divulgação/Prefeitura de Gurupi
Animais de grande porte encontrados soltos nas ruas de Gurupi serão recolhidos pelo município. A ação iniciou nesta quinta-feira (15), após a capturar de um cavalo. Segundo a prefeitura, os animais serão levados para o Centro Administrativo Municipal e posteriormente podem ser doados.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A operação aconteceu em bairros onde há grande número de animais soltos nas ruas. A prefeitura informou que o recolhimento é necessário já que esses animais apresentam riscos tanto para o trânsito quanto para a própria segurança deles. A ação também busca impedir maus-tratos e conscientizar os proprietários sobre suas responsabilidades.
O cavalo recolhido nesta quinta passou por avaliação de veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ele foi para o centro municipal que fica na saída para Peixe, onde deve receber cuidados básicos como alimentação e água.
Centro Administrativo Municipal recebe animais recolhidos nas ruas de Gurupi
Divulgação/Prefeitura de Gurupi
LEIA TAMBÉM
Justiça determina que prefeitura construa abrigo para animais de grande porte em Gurupi
Três cães são resgatados dentro de quintal de casa abandonada
Gerente de fazenda é suspeito de fraudar venda de mil cabeças de gado e causar prejuízo de R$ 3 milhões
Cinco cidades do Tocantins terão aumento no número de vereadores; veja quais
Segundo o município, os proprietários dos animais que forem recolhidos serão notificados e autuados por situação de abandono ou maus-tratos. Eles podem pegar reivindicar seus animais em um prazo de cinco dias, após pagamento de multas. Caso não seja feito, esses animais serão doados para entidades que possam fornecer ambiente adequado para eles.
Para adotar esses animais é necessário que o interessado tenha um cadastro na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e comprovem que possui um local apropriado para abrigá-lo. A prefeitura ainda reforça que os adotados não poderão ser utilizados para trabalho de tração animal, como carregar uma carroça ou outro aparelho.
Conforme a prefeitura, as denúncias podem ser feitas pelo telefone: (63) 3301-4336.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.