De acordo com o IBGE, mais de 92% dos domicílios no Brasil têm acesso à rede. Uso da internet atinge um patamar recorde no Brasil
Reprodução/TV Globo
Uma pesquisa do IBGE sobre tecnologia mostra que o uso da internet atingiu um patamar recorde no Brasil.
Se o Felipe quer acrescentar algum item na lista de compras ou simplesmente ligar a luz do quarto, tudo é através do comando de voz.
“Se eu saio de casa, eu tenho tudo na palma da mão, no meu celular, e consigo desligar tudo, ainda economizando na minha conta de luz”, diz o ator Felipe Freffi.
São 11,6 milhões de domicílios no país com algum tipo de dispositivo inteligente – um aumento de 1,7 milhão lares na comparação de 2023 com 2022.
Em um país em que a televisão está em 94% dos lares, quatro em cada dez casas já usam o serviço de streaming.
“Eu tenho um projetor também que eu uso pra assistir filmes, ver novela”, afirma o ator, Felipe Fressi.
A pesquisa mostrou ainda que a proporção de pessoas com 10 anos ou mais que usaram internet chegou a 88% em 2023, percentual recorde da série histórica. A maioria dos usuários acessar a rede para conversar por chamadas de voz ou vídeo. E o celular foi disparado o meio mais utilizado para navegar.
Uso da internet atinge um patamar recorde no Brasil
Reprodução/TV Globo
A maioria dos usuários acessa a internet para conversar por chamadas de voz ou vídeo. E o celular foi, disparado, o meio mais utilizado.
“Você fala no telefone, eu quero pesquisar isso, ai vai assim… ai eu falo: gente, o que a tecnologia faz, né”, afirma Wal Barbosa, de 62 anos.
Uso da internet atinge um patamar recorde no Brasil
Reprodução/TV Globo
De acordo com o IBGE, mais de 92% dos domicílios têm acesso à rede, mas o Brasil ainda tem um desafio: levar a internet a quase 6 milhões de casas.
“A gente está muito próximo de chegar a 100% dos domicílios brasileiros com internet. O problema é que, quanto mais perto você chega do 100%, mais difícil é conectar quem está desconectado. São pessoas que estão em áreas rurais, onde não tem infraestrutura de rede”, explica Ronaldo Lemos, fundador do ITS Rio.
O uso da internet aumentou principalmente entre os idosos. Em 2016, menos de 25% dos brasileiros com 60 anos ou mais tinham acesso à rede. Em 2023, já eram 66%. Muitos passaram a usar a tecnologia há pouco tempo e agora não querem parar de aprender.
“Sem conhecimento, a gente não é nada”, diz Lúcia Helena, de 60 anos.
Severino Martins entrou na escola há cinco anos para se alfabetizar. Aos 72 anos, está na reta final do curso e já usa a internet para conhecer o país.
“Menina, era como um guia me levando pela mão. Minha filha, uma rota para Uberlândia, aparece na hora, São Luís do Maranhão, na hora, João Pessoa”, diz.
Aumenta uso da internet entre idosos
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Quase 6 milhões de lares brasileiros não têm acesso à internet, revela IBGE
Justiça proíbe WhatsApp de compartilhar dados de brasileiros com Instagram e Facebook para fins publicitários