Jornalista, Gabriel Dias atua dos dois lados do balcão ao se apresentar como cantor e compositor no primeiro EP


Capa do EP ‘Dia à Dias’, de Gabriel Dias
Divulgação
♫ Carioca de 27 anos, Gabriel Monteiro Martins Dias agora se reveza dos dois lados do balcão, como se tivesse duas identidades.
Como Gabriel Dias, ele é jornalista e pesquisador musical. Já assinou reportagens para alguns veículos de mídia e, desde que foi contratado por empresa de assessoria de imprensa, divulga discos e shows de cantores como Johnny Hooker e Maria Rita.
Gabriel Dias manda rotineiramente e-mails para jornalistas e/ou críticos musicais com sugestões de reportagens, notas e resenhas. Na terça-feira, 13 de agosto, ele mandou e-mail para este colunista. Desta vez, a intenção era apresentar Dias, o cantor e compositor que lança o primeiro EP na próxima quinta-feira, 22 de agosto.
É com o nome artístico de Dias que o artista assina o disco Dia à Dias, gravado com produção musical e arranjos de Matheus Camará e Matheus Pessanha, nomes recorrentes nas rodas cariocas.
O EP Dia à Dias alinha cinco músicas que gravitam em torno do samba, mas com toques de ijexá e bossa nova (que, a rigor, nada mais é do que uma depuração do samba).
Quatro músicas são composições de Dias, geralmente com parceiros. Uma faixa, Presente, apresenta composição de João Marcello Alves Costa, amigo do artista. A música ostenta solo do cavaquinho (de cinco cordas) de Matheus Pessanha, creditado como convidado da faixa.
O EP Dia à Dias abre com samba lento, A cada passo na cidade, composto por Dias em parceria com Renata Vaz Shimbo e gravado com a participação da cantora Helena Crespo, que solta a voz em espanhol. Composição de Dias com Marcos Paulo Freire Leite, Haja lombar ganha a forma de pagode quase dolente.
Ijexá de levada serena, Para os desatentos reitera que o EP de Dias se desvia da animação festiva das rodas de samba por conta de certa melancolia entranhada nas músicas, compostas fora da linha genérica do pagode que impera no mercado do disco.
Cabeça mixa a cadência do samba com a prosódia do hip hop, representado pelo rapper Dog Caos, convidado da música assinada por Dias com o próprio Dog (Gabriel Gagliano de Alencar na certidão de nascimento).
Gravado com o toque de músicos como o clarinetista e flautista Dirceu Leite, o disco Dia à Dias mostra um artista no caminho para a construção da própria identidade no vasto mundo do samba.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.