Concurso Nacional Unificado é aplicado neste domingo; candidatos relatam as expectativas para a prova


Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, 59.276 pessoas se inscreveram para a prova no Amazonas Provas serão aplicadas em nove cidades do Amazonas
Jucélio Paiva/ Rede Amazônica
Neste domingo (18) milhares de pessoas no Amazonas irão fazer o Concurso Nacional Unificado (CNU) conhecido como “Enem dos concursos”. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no estado mais 59 mil candidatos estão inscritos para a prova
No Amazonas, além da capital Manaus, o CNU será aplicado em mais oito municípios que são: Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manicoré, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé
Ao g1, alguns candidatos falaram sobre a expectativa para a prova, destacaram os pontos de preparação e também o planejamento para chegar no horário aos locais onde a prova do concurso será aplicada.
O engenheiro civil, Sanley Salazar, destacou que devido ao adiamento da prova por causa das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul no final do mês de abril, conseguiu estudar todo o conteúdo programático do edital.
“A expectativa é boa em termos de preparação, houve mais tempo depois do cancelamento da primeira prova, então deu para se preparar melhor e cumprir 100% das matérias estudadas. A expectativa é boa financeiramente também, na verdade segurança e estabilidade”, comentou Sanley Salazar.
A servidora pública federal, Raissa Fonseca, ressaltou que por ser um formato inédito de questões para um concurso, espera que seja cobrado um conhecimento mais aprofundado do candidato na parte subjetiva da prova
“Estou curiosa para saber como serão abordados esses temas inéditos, não é uma prova tradicional, no sentido de ser um assunto totalmente novo. A expectativa é que seja uma prova muito mais subjetiva e não só leis secas como a gente tá acostumado”, disse a servidora.
Thiago Salles, servidor público, explicou que se preparou para chegar bem cedo ao seu local de prova para não ter problemas em poder entrar na escola onde irá fazer o concurso
“Eu procuro chegar sempre uma hora antes. Como o concurso é no horário de Brasília, então os portões abrem às 7h30, que aqui em Manaus são 6h30. E para evitar não perder a prova, eu procurei chegar uma hora antes”, declarou Thiago.
Concurso Nacional Unificado
O CNU centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. É a primeira vez que isso acontece.De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), das mais de 2,14 milhões de pessoas inscritas.
No Amazonas, os portões abrem às 6h30. A prova termina às 10h30, quando será feito um intervalo para almoço. À tarde, os portões reabrem às 12h no município de Tabatinga e em toda a região do Alto Solimões, a abertura acontece às 5h30 pela manhã e às 11h para o período da tarde.
Nos dois turnos, os participantes são obrigados a ficar pelo menos duas horas na sala de prova e para levar para casa a folha de respostas, é preciso aguardar até os últimos 30 minutos em ambos os períodos.
Segundo o cronograma divulgado pelo governo federal, a divulgação preliminar dos gabaritos acontece na terça-feira (20). No dia 8 de outubro serão divulgadas as notas finais. O envio dos títulos acontece nos dias 9 e 10 de outubro.
A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 21 de novembro e o início da convocação para posse deve ocorrer em janeiro de 2025.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.