Setor comemora aumento nas vendas e locações no primeiro semestre de 2024


Levantamento feito pelo Creci nas regiões de Itapetininga e Sorocaba aponta que o primeiro semestre do ano fechou com alta de 274% na vendas e 132% nas locações. As vendas de imóveis nas regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP) registraram um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2024,
Reprodução/TV TEM
As vendas de imóveis nas regiões de Sorocaba e Itapetininga (SP) registraram um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2024, com uma alta acumulada de 274,12%. A locação de imóveis também teve variação positiva no período, fechando com alta de 132%.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Fevereiro se destacou com um salto de 129,69% nas vendas em comparação ao mês anterior e impulsionou o resultado expressivo de crescimento nas vendas durante o primeiro semestre de 2024.
De acordo com José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP, o desempenho positivo nas vendas de imóveis na região pode ser atribuído principalmente ao programa Minha Casa Minha Vida. “Além da ampliação do teto, as taxas de juros atrativas deste tipo de financiamento fizeram do programa o principal impulsionador das vendas.”
Fevereiro se destacou com um salto de 129,69% nas vendas em comparação ao mês anterior e impulsionou o resultado expressivo de crescimento
Reprodução/TV TEM
A pesquisa foi realizada nas cidades: Boituva, Capela Do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto, São Roque, Sorocaba, Tatuí e Votorantim.
Locação registrou variação positiva de 132%
Por outro lado, o mercado de locação apresentou uma evolução mais instável, com variações significativas ao longo dos meses. Apesar de quedas acentuadas em janeiro (-32,73%) e março (-51,70%), o semestre fechou com uma alta acumulada de 132,20%.
As locações, segundo o presidente do Creci-SP, refletem um cenário de escassez de imóveis disponíveis nos grandes centros, onde os valores são mais elevados, contrastando com a maior oferta e valores mais acessíveis em áreas fora dessas regiões. “Isso mostra que muitos locatários optaram por se deslocar para regiões periféricas em busca de condições mais favoráveis. A maior disponibilidade de imóveis nessas áreas fora dos centros urbanos permitiu que os locatários encontrassem melhores preços, contribuindo para a recuperação do mercado de locação ao longo dos meses”.
. Apesar de quedas acentuadas em janeiro (-32,73%) e março (-51,70%), o semestre fechou com uma alta acumulada de 132,20%.
TV TEM/Reprodução
Ele pontua ainda que não se trata de imóveis em periferias, mas de novos bairros planejados construídos longe dos grandes centros. Esses locais oferecem infraestrutura moderna e atraem locatários que buscam qualidade de vida aliada a preços mais acessíveis.
A expectativa do Creci-SP é que o mercado continue apresentando variações positivas, permitindo que o fechamento do segundo semestre de 2024 mantenha a tendência de alta observada nos primeiros seis meses.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.