Uberlândia 136 anos: a trajetória no esporte da cidade com ouro olímpico


Conheça a relevância do município no cenário esportivo, passando pelo Estádio, Praia Clube, atletas paraolímpicos, e as campeãs olímpicas de vôlei de praia Uberlândia, uma das maiores cidades do interior brasileiro, celebra seus 136 anos com uma trajetória marcada por conquistas esportivas que projetaram o município no cenário nacional e internacional. O esporte é parte integrante da identidade de Uberlândia, que se destaca por sua infraestrutura, equipes e atletas que carregam o nome da cidade em competições de alto nível.
Imagem aérea do Estádio Parque do Sabiá
Imaginare Hub
O Estádio Parque do Sabiá é um dos símbolos dessa tradição. Inaugurado em 1982, com capacidade para mais de 50 mil pessoas, é o maior estádio do interior de Minas Gerais e já foi palco de grandes partidas do futebol brasileiro. Times como o Uberlândia Esporte Clube têm o Parque do Sabiá como casa, levando multidões às arquibancadas para vibrar com o time que orgulha a cidade.
O Praia Clube é outro pilar do esporte em Uberlândia. Fundado em 1935, o clube não apenas oferece uma ampla gama de atividades esportivas, mas também é uma verdadeira potência no vôlei brasileiro. A equipe feminina de vôlei do Praia Clube se consolidou como uma das melhores do país, conquistando títulos importantes com grandes talentos, como Monique Pavão, que tem se destacado tanto em competições nacionais quanto internacionais.
Além das conquistas no vôlei de quadra, mesmo bem distante do mar, Uberlândia também brilha no vôlei de praia. Nas Olimpíadas de Paris, em 2024, Duda e Ana Patrícia, atletas que desde 2022 representam o Praia Clube subiram ao pódio, conquistando a medalha de ouro e consolidando Uberlândia como um celeiro de grandes campeãs olímpicas.
A cidade também tem sido uma referência no esporte paraolímpico. Atletas paraolímpicos de Uberlândia têm se destacado em diversas modalidades, mostrando que o município é inclusivo e oferece suporte para todos os esportistas. Com várias medalhas em competições internacionais, esses atletas são exemplos de superação e determinação.
Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas no vôlei de praia
AP Photo/Robert F. Bukaty
Com uma história rica e um futuro promissor, Uberlândia se afirma cada vez mais como um dos grandes polos esportivos do Brasil. À medida que a cidade celebra seus 136 anos, seu legado no esporte continua a inspirar e a revelar novos talentos, mantendo viva a paixão e o orgulho de sua gente.
Viva Uberlândia
Para comemorar os 136 anos de Uberlândia, a TV Integração lançou um projeto especial que mostra pelos menos quatro motivos para a cidade ser a escolha de tantos mineiros.
O projeto “Viva Uberlândia” está nas telas, na rádio, nas ruas e nas redes sociais. A ideia é mostrar a nossa força e o que fazem os uberlandenses e uberlandinos sorrirem.
Nesta editoria, você poderá acompanhar uma série em videocast onde será explorado os seguintes temas: gastronomia, cultura/entretenimento, bem-estar/esporte e qualidade de vida/desenvolvimento.
A série especial em quatro episódios de vídeocast vai contar com a participação de personalidades renomadas em Uberlândia e será exibida a partir do dia 22 de agosto. Além disso, terá conteúdo específico na Rádio Cultura FM e também nos perfis das redes sociais da @tvintegracao, @oquefazeruberlandia, @guladerua e @culturafm951. Acesse e confira.
Viva Uberlândia, momento de parabenizar nossa terra, mas também de ter orgulho ao vivenciar tudo que ela oferece.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.