Atuante desde a década de 60, corretor de imóveis relembra trajetória na profissão: ‘Ajudei a realizar o sonho de muita gente’


Nesta terça-feira (27), é comemorado Dia do Corretor Imobiliário. Para marcar a data, o g1 conta a história pioneiro no ramo Edbaldo Rocha, que participou de perto do crescimento de Bauru em seus 59 anos de profissão. Edbaldo, no centro da foto, durante confraternização em Bauru (SP).
Arquivo pessoal
Nesta terça-feira (27), é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. A profissão, importante na realização do sonho da casa própria e responsável por um mercado aquecido, foi regulamentada há mais de 55 anos e conta com mais 513 mil profissionais atuantes no Brasil de acordo com última pesquisa publicada pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Em Bauru, Edbaldo Rocha, mais conhecido como ‘Rocha’, conta que iniciou no ramo antes mesmo da regulamentação oficial em 1978, que criou o Curso Técnico em Transações Imobiliárias e o Código de Ética do Corretor de Imóveis. O corretor trabalhava com livros, já gostava da parte de vendas e viu um futuro na área imobiliária, que estava ainda em ascensão e expandia a partir de loteamentos.
“Na época era difícil, né? Não tinha celular, a comunicação e divulgação era só por jornal e não existia financiamento. Mas, após a regulamentação, muitos colegas passaram a tirar o registro CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e as imobiliárias passaram a expandir.”
Foi na quadra 3 da Batista de Carvalho, junto de seu amigo José Lopes Toledo, que Rocha iniciou sua história na profissão e, após cinco anos, abriu sua própria imobiliária, que chegou a ter 10 funcionários. Desde então, quase 60 anos se passaram, imóveis foram vendidos e muito mudou com a facilidade da internet para facilitar o contato com os clientes e a divulgação do trabalho no setor.
O corretor Edbaldo Rocha, de Bauru, atua por 59 anos no setor imobiliário.
Arquivo pessoal
Atualmente, Rocha atua de forma particular e diz que a maior dificuldade são os juros altos mas que, ainda sim, existem bons negócios na praça. Ele relembra de um cliente fiel, que comprou mais de 10 imóveis para investimento em menos de um ano e como é importante estabelecer uma relação de confiança com os compradores.
Além disso, um caso marcante para Rocha foi quando um cliente aparentemente ‘simples’ desceu de um fusca em frente à imobiliária interessado em comprar um imóvel de luxo no bairro Jardim Estoril. Confiando em sua intuição, o corretor levou o comprador até a casa e, após fechar o negócio, ele revelou que ganhou na loteria e queria investir no setor.
Para os iniciantes da área, Rocha afirma que tem espaço para todos. “A profissão não é fácil, é preciso ter vontade, se esforçar para criar confiança e procurar um caminho para fazer os clientes felizes.”
Apesar de ser alagoense, Edbaldo mudou-se para Bauru com 5 anos e se considera bauruense de coração pela história que construiu na cidade.
“Recebi propostas para sair mas não quis, tenho grandes amigos aqui, sou muito conhecido e eu adoro essa cidade. Ajudei a realizar o sonho de muita gente, de muitos clientes, de muitos amigos e acredito que tenho uma parcela de contribuição no crescimento da nossa querida Bauru”
Além disso, o corretor expressa sua admiração aos corretores muito capacitados da cidade e se sente extremamente realizado na profissão que escolheu seguir.
Edbaldo e seu time de futebol usando uniformes da ‘Rocha Imobiliária’.
Arquivo pessoal
Sob a supervisão de Mariana Bonora.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.