Parceria entre grandes expoentes musicais da Bahia se repetirá no Rock in Rio no dia 22 de setembro. OlodumBaiana
Divulgação: Filipe Cartaxo
O Olodumbaiana, fusão entre as bandas Olodum e BaianaSystem, deve representar a Bahia em grande estilo no Rock in Rio 2024.
A parceria entre dois grandes expoentes musicais do estado (e do país) começou em 2023 e se estendeu em vários shows no Brasil no último ano. Desta vez, no dia 22 de setembro, os grupos levarão a guitarra baiana e os tambores para um dos maiores palcos do festival.
O que é Olodumbaiana?
O Olodumbaiana estreou em janeiro de 2023, no Festival de Verão de Salvador. O show une o ritmo do Olodum, maior banda percussiva do mundo e um dos maiores blocos carnavalescos da capital baiana, à frequência moderna do BaianaSystem.
A ideia da parceria é levar às novas gerações a história de tradições rítmicas como o samba-reggae – o gênero foi eternizado pelo Olodum na liderança do maestro Neguinho do Samba, um dos maiores percussionistas do país.
Roberto Barreto, guitarrista do BaianaSystem, já chegou a afirmar que “se não houvesse Olodum, não haveria Baiana”. Em entrevista ao g1, o idealizador do projeto que juntou a guitarra baiana ao Sound System reverencia o papel do bloco na cultura pop.
Michael Jackson em clipe com o Olodum no Pelourinho
Divulgação
“O Olodum talvez tenha sido essa coisa ligada aos blocos afro mais pop que tenha chegado nacionalmente, pelas ligações que tiveram – seja com Paul Simon, com Michael Jackson e pela quantidade de países que o Olodum circula – é muito forte como isso impacta nos artistas que existiram depois disso.”
Por um lado, o Baiana tem um estilo mais futurista e enérgico; por outro, o Olodum é ancorado na tradição do Carnaval e no suíngue. Para os dois grupos, a busca por novos feats e linguagens musicais também é estratégia para atrair gerações mais jovens para preservar as tradições dos blocos afro.
Como é o show?
Em 2023, as bandas já lançaram duas colaborações oficiais, gravadas ao vivo em um show na Bahia. São as versões de “Duas Cidades”, do Baiana, e “Várias Queixas”, do Olodum – e com elas, dá para imaginar como será a apresentação no festival, juntando o som dos dois grupos.
Nos shows feitos até aqui, as bandas dividiram o palco, alternando entre sucessos do BaianaSystem e o repertório do Olodum, que inclui músicas como “Faraó” e “Olodum Pra Balançar”. Quem comanda os vocais são Russo Passapusso, do Baiana, e Lazinho e Lucas Di Fiori, do bloco.
Com a força da guitarra baiana e os potentes tambores, o show costuma ser uma “festa” que movimenta a plateia – muitas vezes, com direito a roda punk – e a apresentação no Rock in Rio não deve ser diferente.
OlodumBaiana se apresenta no palco Sunset, no dia 22 de setembro, às 17h50.