De acordo com a Associação Brasileira em Defesa dos Mutuários, 38 mil processos tramitam na Justiça potiguar, abrangendo pouco mais de 50 mil famílias. Audiência pública na AL discute seguros habitacionais atrasados em Natal
Uma audiência pública realizada nesta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa do RN, discutiu a situação dos milhares de mutuários do Seguro Habitacional que há mais de 15 anos aguardam uma solução para seus casos.
Proposta pelo deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), a audiência buscou dar visibilidade ao drama vivido por famílias que estão em situação de vulnerabilidade devido à demora na resolução dos processos relacionados ao Seguro Habitacional.
De acordo com a Associação Brasileira em Defesa dos Mutuários, 38 mil processos tramitam na Justiça potiguar, abrangendo pouco mais de 50 mil famílias.
“O problema da casa é rachadura, isso sempre tá acontecendo. Foram lá, bateram foto, disseram que iam pagar, mas até agora ninguém recebeu esse seguro”, afirma Wilson Silvestre, que trabalha como motorista e é um dos mutuários.
A bancada federal potiguar foi convidada, visto que um projeto de lei tramita no Congresso Nacional para estabelecer normas claras e reduzir os prejuízos para as famílias e para a Caixa.
A praça da área externa da ALRN ficou lotada por centenas de mutuários que aproveitaram para pedir celeridade ao andamento do projeto de lei no Congresso.
Compareceram à audiência, os parlamentares da bancada federal Fernando Mineiro (PT/RN) e Fernando Monteiro (PP/PE), este o autor do projeto de lei que tramita na Câmara Federal.
“Cada mutuário que pagou sua casa, ela tinha um seguro inserido. Há essa polêmica no país que a seguradora não quer reconhecer. Enquanto isso, são milhares de famílias, sobretudo no nosso estado, que vivem há décadas em situação de angústia e incerteza”, afirmou o deputado estadual Ubaldo Fernandes.
Audiência pública foi realizada nesta terça-feira
Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi
Seguro Habitacional
O Seguro Habitacional é uma garantia para mutuários do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). A ferramenta, em tese, protegeria essas pessoas de imprevistos como desemprego, invalidez, morte e danos físicos estruturais nas residências.
De acordo com dados da assessoria da Assembleia Legislativa, o Rio Grande do Norte é responsável por mais de 40% dos problemas encontrados no Nordeste em relação ao Seguro Habitacional, o que reforça a gravidade da situação no estado.
Vídeos mais assistidos do g1 RN
SONORA MARIA GERMIRE – APOSENTADA
SONORA WILSON SILVESTRE – MOTORISTA
OFF2
MARIA E WILSON SE JUNTARAM A DEZENAS DE FAMÍLIAS PARA ACOMPANHAR MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA/ QUE DISCUTIU NA TARDE DESTA TERÇA/ A SITUAÇÃO DO SEGURO HABITACIONAL/ O PROBLEMA SE ARRASTA HÁ MAIS DE QUINZE ANOS// A PRAÇA EM FRENTE A ASSEMBLEIA FICOU LOTADA DE PESSOAS PARA ACOMPANHAR O DABATE PELO TELÃO//
SONORA ROBERTO ALVES SOBRINHO – PRES. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA EM DEFESA DOS MUTUÁRIOS
(OBS. PRIMEIRA RESPOSTA, ATÉ ANTES DELE FALAR DO PROJETO DE LEI QUE CITO MAIS A FRENTE)
PASSAGEM KLEBER TEIXEIRA – CIDADE ALTA NATAL
SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA EM DEFESA DOS MUTUÁRIOS AQUI NO RIO GRANDE DO NORTE TRAMITA ATUALMENTE NA JUSTIÇA AQUI DO ESTADO/ 38 MIL PROCESSOS / QUE ABRANGEM POUCO MAIS DE 50 MIL FAMÍLIAS/ PARA TENTAR AGILIZAR ESSAS INDENIZAÇÕES / UM PROJETO DE LEI TRAMITA NO CONGRESSO NACIONAL// ALGUMAS SITUAÇÕES PRECISAM SER DESBUROCRATIZARAS / : COMO É O CASO AQUI DO ESTADO/ QUE UMA SEGURADORA DETECTOU FALÊNCIA //
SONORA MARCELO GOMES – ADVOGADO DA ASSOCIAÇÃO
(LÁ NO FINAL, ACREDITO QUE FICOU NUM TEXTO A PARTE)
OFF3
OS MUTUÁRIOS FIZERAM A MOBILIZAÇÃO PARA SENSIBILIZAR A BANCADA FEDERAL PARA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI// A AUDIÊNCIA DA ASSEMBLEIA FOI PROPOSTA PELO DEPUTADO ESTADUAL UBALDO FERNANDES//
SONORA UBALDO FERNANDES – DEPUTADO ESTADUAL