![](https://s2-g1.glbimg.com/N_GK971J2V4qbem9O0E3BilDTMg=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/W/s/pQJcEgQwqJb2L16Qe6ug/pf-controle.jpg)
Esse advogado atuava como procurador em diversos pedidos de benefícios, nos quais as profissões dos cônjuges eram alteradas para “agricultor” a fim de garantir o recebimento ilegal dos valores. Durante as investigações, foi identificado que um único advogado atuava como procurador em diversos pedidos de benefícios.
Polícia Federal
A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (30), seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de crimes de estelionato contra o INSS, integrar organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação “Deméter” ocorre em Juazeiro do Norte e Caririaçu no Ceará; e em Açu e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Segundo a polícia, durante as investigações, foi identificado que um único advogado atuava como procurador em diversos pedidos de benefícios, nos quais as profissões dos cônjuges eram alteradas para “agricultor” a fim de garantir o recebimento ilegal dos valores.
A ação desta sexta-feira, conforme a polícia, tem objetivo de interromper as fraudes investigadas e evitar o desvio de recursos públicos destinados à subsistência de trabalhadores rurais, os verdadeiros beneficiários dos programas do INSS.
Os crimes sob investigação incluem estelionato previdenciário na modalidade tentada, além de integrar organização criminosa e lavagem de capitais.
Nome da operação, “Deméter”, foi escolhido de forma simbólica, fazendo referência à deusa da mitologia grega associada ao cultivo e à fertilidade da terra, destacando a ligação direta com o setor rural, alvo das fraudes.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: