Para chegar ao título mundial, Marina teve que superar as adversárias Martha Evans (Reino Unido), Christiane Luttikhuizen (Países Baixos) e Rosalie Schaupert (Alemanha) Única representante latino-americana, a paratleta de Taubaté Marina Dias conquistou, dia 10 agosto, o título de campeã mundial de Paraescalada 2023. É o primeiro título brasileiro nesta competição.
O campeonato foi disputado em Bern, Suiça. Com a vitória, Marina chega à marca de quatro medalhas na temporada de 2023, com três de ouro e uma de bronze.
Marina Dias, que sofre de esclerose múltipla, competiu mais uma vez na categoria RP3 Feminina, para pessoas com comprometimento leve da força muscular e/ou alcance em, pelo menos, um dos membros.
Para chegar ao título mundial, Marina teve que superar as adversárias Martha Evans (Reino Unido), Christiane Luttikhuizen (Países Baixos) e Rosalie Schaupert (Alemanha), todas paratletas de alto nível e referências na modalidade. Ela foi a única competidora sul-americana na competição, tornando este resultado histórico não só para Taubaté, mas para o Brasil e América do Sul também.
Marina lembra que foi uma honra ser a única mulher da América Latina na competição. “Apesar de estar com outros três atletas do masculino (dois do Brasil e um do Chile), fui a única do continente a conquistar medalha no mundial”, disse a paratleta.
MEDALHAS DE OURO
Na temporada 2023 antes do mundial, Marina disputou três Copas do Mundo e conquistou duas medalhas de ouro em Salt Lake City (EUA) e Innsbruck (Áustria), e uma de bronze, em Villars (Suiça). Na temporada passada em 2022, Marina conquistou duas medalhas, uma de ouro e uma de bronze.
Marina e seu treinador, Andrew Oliveira, fazem parte da equipe de Escalada de Taubaté, competem representando a cidade e são bolsistas do programa FADAT (Fundo de Assistência ao Desporto Amador de Taubaté).
Paratleta de Taubaté, Marina Dias é campeã mundial de Paraescalada
Adicionar aos favoritos o Link permanente.