Arsesp vai fazer nova fiscalização por problemas no abastecimento de água em São José dos Campos


Moradores de diversos bairros da cidade reclamam de casos recorrentes de falta d’água. Neste fim de semana, o mais quente do ano até aqui, diversas reclamações foram feitas. Falta de água em São José dos Campos
Márcia Cristina/Vanguarda Repórter
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) vai fazer uma nova fiscalização em São José dos Campos, no interior de São Paulo, por conta dos recorrentes casos de abastecimento de água na cidade.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Moradores de diferentes bairros têm reclamado com frequência do problema. No último domingo (24), o dia mais quente do ano até aqui, diversas reclamações foram feitas.
Em algumas regiões de São José, inclusive, o problema ainda não foi resolvido. Moradores da Zona Leste afirmam que ainda falta água na manhã desta terça-feira (26).
Em nota enviada à TV Vanguarda, a Sabesp, concessionária responsável pelo fornecimento de água na cidade, afirmou que a maior parte do serviço já foi reestabelecido e que o problema será resolvido plenamente até o fim desta terça.
Falta de água em São José dos Campos
Rosangela Oliveira/arquivo pessoal
A Arsesp, por sua vez, afirma que fez uma fiscalização recentemente e que a nova inspeção vai ser complementar. Informou ainda que enviou ofício à Sabesp questionando os problemas do fim de semana e que vai chamar a empresa para cobrar providências.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Reclamações
Moradores de São José dos Campos reclamam da falta de água desde a última sexta-feira (22). Até essa terça, o problema ainda não havia sido totalmente resolvido, principalmente em bairros da Zona Leste.
O problema – que não é o primeiro do ano – dessa vez acontece justamente quando uma forte onda de calor atinge a regiões. Diversas cidades tiveram o dia mais quente do ano no último domingo (24).
Antes disso, ao menos outras duas vezes os moradores reclamaram da falta de abastecimento de água, entre o fim de agosto e o fim de setembro.
Moradores têm problemas com fornecimento de água em São José dos Campos
Moradora do bairro Campos de São José, a dona de casa Jéssica Macedo Rosa afirma que a falta d’água dessa semana não é um caso isolado e que o problema atrapalha muito.
“A minha caixa (d’água) já acabou. Não tem água para beber, para lavar roupa, para cozinhar. Não tem água para mais nada”, conta.
No bairro Santa Inês I, o Alexandre Andrade montou uma empresa de lavagem e polimento de carro na garagem de casa. Apesar disso, o local ficou vazio desde a última sexta-feira por conta do fornecimento afetado.
“Eu já tive um prejuízo de R$ 4,8 mil só nesse mês. É um item vital e utilizo para tudo no trabalho”, lamenta o empresário.
Em entrevista à TV Vanguarda nesta segunda-feira (25), o gerente de gestão e desenvolvimento operacional da Sabesp no Vale do Paraíba, Dionísio Sant’ana Pereira, afirmou que dois pontos importantes para o abastecimento da cidade precisaram de reparos no fim de semana, e que isso impactou em diversos bairros. Disse ainda que novos investimentos devem ser feitos para melhorar o fornecimento de água na cidade.
“Existem planos de curto prazo, pensando nos próximos dias, de ampliação de vazão e de estações elevatórios. E investimentos pesados na cidade de médio a longo prazo, envolvendo mais de R$ 300 milhões nos próximos anos. Isso pensando na ampliação da cidade e na melhoria da condição do abastecimento.”
Em nota, a prefeitura de São José dos Campos informou que vem notificando a Arsesp sobre os problemas para que providências imediatas sejam tomadas. Além disso, a gestão comunicou que cobra a Sabesp e espera respeito com a cidade.
Vazamento de água cria ‘chafariz’ em rua de São José dos Campos, SP
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.