Principal mudança é na estrada do Barreiro, que deixará de ser mão dupla e passará a seguir em sentido único, em direção ao bairro. Confira todas as mudanças. Trânsito no Barreiro, em Taubaté, muda a partir desta quarta
TV Vanguarda/Reprodução
Passam a valer nesta quarta-feira (27) as alterações no trânsito na região do bairro do Barreiro em Taubaté (SP). Um sistema binário foi implantado após quase quatro anos de obras.
A principal mudança é na estrada do Barreiro, que deixou de funcionar em mão dupla e agora segue em sentido único, em direção ao bairro.
O caminho contrário, do bairro ao Centro, é feito pelo prolongamento entre as ruas Cosme Nery da Silva, Gilma Motta de Almeida e Nivaldo Bonafé Fortes, que passarão a seguir também em mão única até a Avenida Dom Pedro I, nas margens da Dutra.
Algumas vias próximas, mas de menor circulação, também tiveram alterações – confira todas elas abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Taubaté inaugura via binário do Barreiro
Sistema binário do Barreiro, em Taubaté, passa a valer na quarta-feira (27)
Divulgação/Prefeitura de Taubaté
Confira todas as mudanças
Estrada do Barreiro: segue em mão única em direção ao bairro até o cruzamento com a avenida Elzira Tavares de Mattos. Depois desse trecho, a estrada passa a seguir em mão dupla.
Estrada do Barreiro, em Taubaté, passará a ter mão única em sua maioria
Reprodução/Google Street View
Ruas Cosme Nery da Silva, Nivaldo Bonafé Fortes e Gilma Motta de Almeida (prolongamento uma da outra): mão única em direção ao centro até o cruzamento com a avenida Dom Pedro I, que dá acesso ao bairro Independência e região central.
A rua Gilma Motta de Almeida, em Taubaté, será uma das vias que dará acesso do bairro do Barreiro o Centro da cidade
Reprodução/Google Street View
Rua 14: mão dupla de direção.
Avenida Capitão Amaro de Toledo Cortês: mão única em direção ao bairro, até o cruzamento com a rua José Geraldo Rodrigues do Prado. Após esse trecho, a via seguirá em mão dupla.
Avenida Capitão Amaro de Toledo Cortês, em Taubaté
Reprodução/Google Street View
Rua José Geraldo Rodrigues do Prado: apenas em mão única, em direção a rua Miguel Garcia Velho.
Rua José Geraldo Rodrigues do Prado, em Taubaté
Reprodução/Google Street View
Atrasos e mudanças no projeto
As obras, que começaram em outubro de 2019 e custaram R$ 26 milhões, terminaram oficialmente no início do mês, quando a requalificação viária e a revitalização da sinalização, com a instalação principalmente de semáforos, foram concluídas.
Segundo a gestão municipal, as mudanças têm como objetivo melhorar as condições de acesso ao bairro do Barreiro, que é considerado uma área de expansão do município. Cerca de 30 mil pessoas moram na região.
O prazo inicial para as obras era 2020. Com a pandemia e a troca da gestão municipal, do ex-prefeito Ortiz Júnior (PSDB) ao atual prefeito José Saud (MDB), as obras atrasaram e, depois, sofreram novos adiamentos.
Em 2022, a prefeitura havia prometido entregar o sistema no final daquele ano. Em 2023, o prazo inicial era abril – ambos não foram cumpridos.
Obras em Taubaté estão atrasadas
Além disso, o projeto previa cerca de 10 quilômetros de extensão, mas foi concluído com apenas 2,2 quilômetros. Segundo a prefeitura, o trecho de maior fluxo de trânsito foi priorizado.
Inicialmente, o restante do local que receberia melhorias não terá mudanças. “Os demais trechos serão replanejados conforme sejam ocupados com a implantação de novos empreendimentos e loteamentos”, explicou a gestão.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Trânsito no Barreiro, em Taubaté, muda a partir desta quarta; veja quais são as principais alterações viárias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.