De janeiro a agosto deste ano foram 426 adolescentes apreendidos em ocorrências da Polícia Civil. No mesmo período do ano passado, a SSP apontou a apreensão de 348 adolescentes. Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil de São José dos Campos
PMSJC
O número de adolescentes apreendidos pela Polícia Civil teve um aumento de 22,4% nos oito primeiros meses de 2023, comparados com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (25).
De acordo com o levantamento feito pelo g1, somente no Vale do Paraíba, entre janeiro e agosto do ano passado, foram 348 adolescentes infratores que foram apreendidos pela polícia.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Neste ano, no mesmo período, o número passou para 426 – o que representou uma média de pelo menos 53 adolescentes apreendidos por mês na região, ocasionando o salto de mais de 22%.
Um dos casos mais recentes, que ainda não foi contabilizado pela SSP, ocorreu neste mês de setembro. Um adolescente de 15 anos foi apreendido em Cruzeiro (SP), no Vale Histórico, suspeito de tentar matar um homem a tiros. O caso aconteceu no bairro Vila Batista.
Em agosto, a Polícia Civil apreendeu cinco adolescentes suspeitos de participação em tráficos de drogas, tentativa de homicídio e roubos em São José dos Campos (SP). O grupo, que tinha idades entre 16 e 17 anos, foi detido e encaminhado à Fundação Casa.
Drogas apreendidas pela Polícia em Taubaté
Rauston Naves/TV Vanguarda
Ocorrências com drogas também crescem
Ainda de acordo com os dados da SSP, o número de ocorrências envolvendo drogas na região também cresceu.
Segundo o levantamento, a estatística que mais chama a atenção é a relacionada a apreensão das drogas – quando a polícia consegue apreender os produtos, sem a prisão de nenhum suspeito envolvido.
De acordo com os dados, nos oito primeiros meses de 2022 foram 83 ocorrências de apreensão de drogas registradas nas 39 cidades do Vale do Paraíba. Neste ano, no mesmo período, o número subiu para 164 – o que representou um salto de 97,6%.
Já as ocorrências de tráfico de drogas na região tiveram um salto de 14,2% na região neste ano. Isso porque, de janeiro a agosto deste ano, fora 1.645 ocorrências registradas pela Polícia contra 1.440 no mesmo período do ano passado.
Em junho deste ano, um casal foi preso com mais de 190 quilos de drogas em Taubaté. O caso aconteceu no bairro Bonfim e, com o casal, a polícia ainda apreendeu um carro de luxo, uma moto, uma pistola, três celulares e dinheiro.
Drogas apreendidas pela polícia na noite do último domingo (23) em Taubaté, SP
Divulgação/PM
Já em julho, também em Taubaté, um proprietário de um bar foi detido pela polícia com mais de 7,4 mil porções de drogas. Segundo a polícia, as drogas estavam no estabelecimento e o suspeito foi detido e encaminhado à delegacia da cidade.
Entre as drogas estavam quase 6 mil pinos de cocaína, 1,3 mil pedras de crack, 163 porções de maconha e 6 quilos de cocaína e outros materiais utilizados para embalar as drogas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Número de adolescentes apreendidos cresce 22% na região em 2023; ocorrências envolvendo drogas também sobem
Adicionar aos favoritos o Link permanente.