Típicas em festas juninas, fogueiras exigem atenção e cuidados; veja dicas


Segundo o Corpo de Bombeiros, existem diversos critérios que precisam ser considerados antes de acender e estar próximo de uma fogueira. Típicas em festas juninas, fogueiras exigem atenção e cuidados; veja dicas.
Benjamin DeYoung / Unsplash
Acender fogueira é uma tradição em festas juninas, típicas nesta época do ano. São inúmeras atrações que acontecem aos finais de semanas, com grandes festas juninas em igrejas, ongs e também em condomínios e residências. Pensando nisso, o g1 separou algumas dicas e orientações sobre cuidados que se deve ter ao realizar uma festa com fogueira.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma fogueira, seja ela simples ou não, exige uma série de critérios que devem ser seguidos para evitar acidentes, como queimaduras, uma explosão repentina ou mesmo um incêndio.
O indicado, segundo a corporação, é que uma fogueira seja feita com, no máximo, 1,5 metro de altura. Isso porque o risco de acidente é grande e quanto maior a fogueira, mais a probabilidade do incidente tomar maiores proporções e causar danos irreparáveis.
Segundo o tenente Marcos Tavares, do Corpo de Bombeiros de São José dos Campos, esses cuidados precisam sempre ser considerados, pois as festas juninas concentram grande número de pessoas, incluindo crianças.
“Embora as pessoas adotem as medidas de segurança, pode acontecer um acidente. Uma fogueira apagada ainda continua com a brasa quente, por exemplo, e pode acontecer de uma criança acabar pisando acidentalmente”, explicou.
Típicas em festas juninas, fogueiras exigem atenção e cuidados; veja dicas.
Internet/Reprodução
Dicas para montar uma fogueira com segurança:
Acender fogueira em local aberto, arejado e livre de insumos que possam ser “combustíveis” para alimentar um fogo,
Evitar acender fogueiras perto de casas, embaixo de fiação elétrica e locais fechados e abafados,
Em casos de acidente, o aconselhável é retirar a pessoa para um local seguro e avaliar o ferimento. Jogar na queimadura apenas água corrente e ir imediatamente para o hospital,
Queimaduras no pescoço e cabeça são mais graves e vítima deve ser socorrida por uma equipe médica o quanto antes,
Nunca deixar crianças sozinhas próximo de fogueiras.
Além dessas dicas, é importante também se atentar ao estouro de rojões e disparos de fogos de artifícios. Estes, se acendidos, devem conter algum suporte para ser disparado e não pode ter contato direto com a mão da pessoa.
Em casos de acidentes, segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, o ideal é sempre acionar o resgate, através do 192 ou 193.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.