Em um ano sem serviço de luz, Taubaté registrou 8,6 mil reclamações sobre falta de iluminação


De acordo com a prefeitura, 71% dos chamados abertos foram atendidos no período. Contrato com a nova empresa responsável pelo serviço foi assinado nesta quarta-feira (25). Taubaté assina contrato de iluminação pública
Um ano após a suspensão, a prefeitura de Taubaté assinou contrato com uma empresa para prestar o serviço de iluminação pública na cidade. No período sem o prestador, no entanto, as reclamações sobre a falta de iluminação não pararam de acontecer.
No período de 12 meses, segundo os dados da prefeitura a pedido da reportagem, foram 8.646 reclamações pelo serviço – ou a falta dele – na cidade. O número representa uma média de pelo menos 720 reclamações por mês e 23 por dia.
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Além disso, em um ano sem o serviço de iluminação pública, a prefeitura conseguiu atender cerca de 71% do total das ordens de serviço abertas por reclamações da iluminação – percentual que corresponde a 6.131 dos 8.646 chamados.
O contrato com a empresa vencedora, a Engeluz, foi assinado na quarta-feira (25) e publicado no Diário Oficial desta quinta (26).
O município estava desde outubro do ano passado sem uma empresa responsável pelo serviço. Desde então, os trabalhos têm sido feitos de forma provisória por servidores públicos. Apesar disso, acumulam diversas reclamações por lâmpadas queimadas.
Taubaté estava sem empresa para cuidar de iluminação desde outubro do ano passado
Reprodução/TV Vanguarda
Questionada pela reportagem, a prefeitura informou que já está em tratativas com a Engeluz para emitir a ordem de serviço para que a empresa inicie os trabalhos o mais breve possível.
O acordo de R$ 2,26 milhões – o valor máximo previsto pela prefeitura era de R$ 7,5 milhões – é válido por 12 meses e prevê o fornecimento de mão de obra e materiais por parte da contratada, que fornecerá quatro equipes por dia para os preparos necessários na rede de iluminação pública.
Iluminação Taubaté
Divulgação/Imprensa CMT
Licitação
A licitação foi aberta no dia 12 de setembro, com previsão de abertura dos envelopes no dia 22 do mesmo mês. O pregão previa um custo de até R$ 7,5 milhões por um período de 12 meses.
Conforme previsto no edital, a empresa que apresentasse a menor proposta seria a vencedora. 21 empresas se mostraram interessadas e fizeram propostas, segundo a gestão.
O edital foi reaberto uma semana depois da Câmara de Taubaté derrubar o veto do prefeito José Saud (MDB) ao projeto que tem como objetivo suspender a cobrança da taxa da luz na cidade até que uma empresa seja contratada.
Moradores reclamam da falta de iluminação em Taubaté
Maria Aparecida Tereza Pinto/Vanguarda Repórter
Quarta tentativa
Essa foi a quarta tentativa da prefeitura de contratar uma empresa especializada. As outras três – em fevereiro, junho e julho deste ano – foram barradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), que apontou irregularidades nos editais.
Na terceira tentativa, a corte apontou algumas reclamações em relação ao edital, como exigências, proibições e vedações supostamente irregulares.
As últimas duas licitações para iluminação pública, de junho e julho, foram abertas com um valor de até R$ 8,1 milhões, também por um período de 12 meses.
A cidade estava há um ano sem uma empresa para prestar serviço de manutenção na iluminação pública e acumula reclamações por lâmpadas queimadas. O serviço tem sido feito de forma provisória por servidores públicos.
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