Região foi devastada pelo temporal histórico que atingiu a cidade no carnaval deste ano. 64 pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas. Moradores de São Sebastião participam de treinamento em preparação para chuvas do verão
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
Moradores da Vila Sahy, região devastada pelo temporal histórico que atingiu São Sebastião em fevereiro deste ano, participaram, na manhã deste sábado (28), de um treinamento em preparação para as chuvas de verão, estação em que os registros costumam ser maiores.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O simulado de prevenção para o período chuvoso foi realizado pela Defesa Civil Estadual e contou com diversas atividades. A principal delas consistiu em executar um plano de abandono de área de risco em casa de deslizamento de terra.
No dia 19 de fevereiro deste ano, diversos moradores da região ficaram soterrados pelo deslizamento de terra que aconteceu durante o temporal histórico – leia mais detalhes abaixo.
Moradores de São Sebastião participam de treinamento em preparação para chuvas do verão
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
A atividade mostrou também como identificar sinais que antecedem os deslizes de terra a partir de conceitos geológicos e ambientais. Segundo a Defesa Civil, a rápida identificação desses sinais aumenta as chances de sobrevivência das da comunidade.
VEJA TAMBÉM:
Tragédia no litoral de SP: confira um resumo da tragédia
Casas para vítimas da chuva serão entregues em dezembro
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Além disso, o órgão estadual distribuiu uma cartilha com orientações e medidas de segurança. Chamado ‘mapa comunitário de risco’, a cartilha compartilha informações como rotas de fuga, direcionamento para pontos de encontro para evacuação, locais de abrigo provisório, principais áreas de risco, entre outros.
Moradores de São Sebastião participam de treinamento em preparação para chuvas do verão
Lucas Rodrigues/TV Vanguarda
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 100 moradores da Vila Sahy participaram da ação de educação, que contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal.
Tragédia
As chuvas históricas que atingiram o Litoral Norte de SP no final de semana do carnaval, em fevereiro, deixaram 65 mortos na região, sendo 64 em São Sebastião e um em Ubatuba. Uma pessoa, moradora do bairro Baleia Verde, continua desaparecida.
Tragédia no litoral de SP
José Eymard/TV Vanguarda
Além das vítimas fatais, dezenas ficaram feridas e mais de mil desabrigadas ou desalojadas. Rodovias foram bloqueadas e casas ficaram destruídas após o temporal, que causou deslizamentos de terra na região.
As chuvas começaram em um sábado (dia 18). Durante a noite, ela já era muito forte e não parou mais. Por conta disso, a maioria dos estragos começou já na madrugada de domingo (19).
Relembre o que aconteceu clicando aqui.
Deslizamento em São Sebastião
Amanda Perobelli/Reuters
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Moradores de São Sebastião participam de treinamento em preparação para chuvas do verão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.