Sete secretários foram exonerados desde esta terça-feira (12), quando a lei que prevê reforma administrativa na prefeitura foi aprovada. Veja quais foram as exonerações. Saud faz novas exonerações na Prefeitura de Taubaté
Laurene Santos/ TV Vanguarda
O prefeito de Taubaté, José Saud, agora filiado ao Progressistas, anunciou mais duas trocas no primeiro escalão da prefeitura nesta quinta-feira (14):
Rodrigo Luis Silva, conhecido como Digão, foi exonerado do cargo de secretário de Serviços Públicos. Élcio Ferreira da Silva vai responder pela pasta temporariamente.
O secretário de Obras, Rodrigo de Oliveira Rodrigues, também foi exonerado. Ulisses Antonio da Cunha Pereira, que é secretário-adjunto, assume interinamente.
De acordo com a prefeitura, as trocas fazem parte do processo de reforma administrativa, que tem como objetivo adequar o governo Saud para o exercício de 2024. Desde então, sete secretários foram exonerados – veja balanço abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A lei que prevê a reforma administrativa da gestão municipal foi sancionada nesta terça-feira (12). Entre as medidas previstas pela lei estão a extinção de 130 cargos, uma secretaria e readequação de salários em Taubaté.
Confira o balanço de exonerações até quinta-feira (14):
Vera Lucia Scortecci Hilst do cargo de Secretária de Educação, conforme publicação no Diário Oficial do Município de terça-feira (12);
Hamilton José de Oliveira Júnior do cargo de Secretário de Justiça e Cidadania, conforme publicação no Diário Oficial do Município de terça-feira (12);
Gabriel Pinelli Ferraz do cargo de Secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, conforme publicação no Diário Oficial do Município de terça-feira (12);
Marco Antônio Campos do cargo de Secretário de Finanças, conforme publicação no Diário Oficial do Município de quarta-feira (13);
Elaine Aparecida de Oliveira Moreira do cargo de Secretário de Governo e Relações Institucionais, conforme publicação no Diário Oficial do Município de quarta-feira (13);
Rodrigo Luis Silva, conhecido como Digão, foi exonerado do cargo de Secretário de Serviços Públicos, conforme Diário Oficial do Município de quinta-feira (14);
Rodrigo de Oliveira Rodrigues, deixa o cargo de Secretário de Obras, conforme Diário Oficial do Município de quinta-feira (14).
Quem assume os cargos?
De acordo com a Prefeitura de Taubaté, não há previsão para nomeação de novos secretários. A gestão informou que o prefeito José Saud está avaliando tecnicamente cada caso.
Até que haja definição, servidores de carreira assumirão as secretarias de forma interina. Confira abaixo:
A professora Suellen Miragaia responderá pela Secretaria de Educação;
A assistente social Isabel Pastorelli responderá pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social;
Hamilton José de Oliveira Junior assume a Secretaria de Governo e Relações Institucionais;
Antes secretário, Marco Antônio Campos agora é diretor, mas responderá interinamente pela Secretaria de Finanças;
A Secretaria de Justiça e Cidadania, que até então era ocupada por Hamilton José de Oliveira Júnior, foi extinta e, portanto, não haverá novo secretário.
Élcio Ferreira da Silva vai responder pela Secretaria de Serviços Públicos interinamente;
Ulisses Antonio da Cunha Pereira, que é secretário-adjunto, assume interinamente a Secretaria de Obras.
Exoneração de Digão
Exonerado nesta quinta, Digão havia sido nomeado para o cargo em abril deste ano após uma alteração no Estatuto do Servidor, com base nas mudanças da Lei de Improbidade Administrativa, que foi revisada em 2021.
O novo texto facilita a nomeação de agentes públicos mesmo se tiveram contas rejeitadas, abrindo uma brecha para os casos em que houve apenas o pagamento de multa, sem a cobrança de gastos indevidos.
Rodrigo Luís Silva, Digão
Reprodução/ TV Câmara Taubaté
No início do governo Saud, Digão ocupava o cargo de secretário de Governo, como braço direito do prefeito. Essa nomeação ocorreu na primeira semana de mandato de Saud à frente da prefeitura, mas ele havia sido exonerado após recomendação do Ministério Público.
O ex-vereador teve as contas de um dos seus mandatos como parlamentar rejeitadas depois de apontarem irregularidades.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Saud exonera Digão do cargo de secretário de serviços públicos; veja mudanças no 1° escalão na Prefeitura de Taubaté
Adicionar aos favoritos o Link permanente.