A aeronave, com quatro ocupantes, saiu de São Paulo às 13h15 do último domingo (31) e perdeu o contato com a torre de comando. Não há informações sobre o paradeiro dos passageiros ou do helicóptero. Aeronave da Força Aérea faz buscas por helicóptero com 4 pessoas que saiu de SP e desapareceu a caminho do Litoral Norte.
Divulgação/FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai retomar, nesta terça-feira (2), as buscas pelo helicóptero que desapareceu no último domingo (31), enquanto estava a caminho de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a FAB, quatro pessoas estão desaparecidas, sendo três passageiros e o piloto. O grupo é de São Paulo, capital. Não há informações sobre o paradeiro da aeronave.
As buscas pelo helicóptero começaram ainda na noite deste domingo (31). As investigações iniciais apontam para a possibilidade do helicóptero estar em alguma região entre a Serra do Mar e Caraguatatuba (SP).
Veja o que se sabe sobre o caso
O que aconteceu?
Quem estava no helicóptero?
O que o grupo iria fazer em Ilhabela?
Como é o helicóptero que sumiu?
Quando houve o último contato das vítimas?
Por que a aeronave é tida como desaparecida?
Como estava o tempo no momento do voo?
Quem está realizando as buscas pela aeronave?
Onde as buscas se concentram?
A aeronave caiu?
1 – O que aconteceu?
A Polícia Militar informou que o helicóptero saiu do aeroporto de Campo de Marte, em São Paulo (SP), às 13h15 do último domingo (31), com destino a Ilhabela. Quatro pessoas estavam a bordo da aeronave.
Às 15h15, o helicóptero fez o último contato com a torre de comando, quando sobrevoava Caraguatatuba. Às 22h40 foi gerado um alerta para o Comando de Aviação e para o Corpo de Bombeiros, para uma possível queda de helicóptero.
Luciana Rodzewics, de 45 anos; a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos estavam na aeronave.
Arquivo pessoal
2- Quem estava no helicóptero?
O g1 apurou com familiares que os passageiros do helicóptero são: Luciana Rodzewics, de 45 anos; a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos; e o terceiro passageiro é o Rafael Torres, um amigo da família que fez o convite para o passeio. Ainda não há informações sobre quem é o piloto da aeronave.
Força Aérea faz buscas por helicóptero com 4 pessoas que saiu de SP e desapareceu a caminho do Litoral Norte.
Arte/g1
3 – O que o grupo iria fazer em Ilhabela?
Familiares das passageiras afirmaram que elas foram para Ilhabela a convite de um amigo da família. Eles fariam um passeio bate e volta, passando um curto período de tempo no local, para aproveitar o réveillon.
Modelo do helicóptero similar ao que desapareceu no Litoral Norte de SP
Divulgação
4- Como é o helicóptero que sumiu?
O helicóptero que desapareceu possui o prefixo PRHDB, modelo Robson 44, e é pintado de cinza e preto. O modelo é monomotor, de pequeno porte e projetado para transporte executivo, de passeio e de turismo. A capacidade de transporte é de três passageiros, além do piloto.
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave que desapareceu não poderia fazer o serviço de táxi-aéreo. Apesar disso, a documentação do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade estavam em situação regular, com validade até junho de 2024.
Antes de helicoptero desaparecer, passageira enviou vídeo para namorado: ‘Tempo ruim’
5- Quando houve o último contato das vítimas?
Antes do desaparecimento, por volta das 14h, a passageira Letícia Ayumi Rodzewics enviou um vídeo para o namorado, de dentro do helicóptero, mostrando o voo e afirmou por mensagem que o tempo estava ruim (veja vídeo acima).
Pouco tempo depois, às 15h15, o helicóptero teve o último contato com a torre. Desde então não há informações sobre o paradeiro do helicóptero ou dos ocupantes.
Polícia busca por helicóptero desaparecido em São Paulo
6- Por que a aeronave é tida como desaparecida?
A aeronave é considerada como desaparecida pelas autoridades por não haver a informação sobre o paradeiro do helicóptero ou dos passageiros. Apesar de ter como destino a cidade de Ilhabela, o piloto pode ter optado por pousar em outro ponto por conta das condições climáticas. Por não haverem destroços, não é possível afirmar que a aeronave caiu.
7 -Como estava o tempo no momento do voo?
Um vídeo feito pela passageira Letícia, mostra o tempo fechado. O registro aponta que havia muita neblina durante o voo, o que deixou a visibilidade ruim.
A previsão de domingo (31) indicava um dia com tempo instável, com chances de chuva forte. Para Caraguatatuba e Ilhabela a previsão era de céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Avião da Força Aérea faz buscas por helicóptero na região da Serra do Mar e Litoral Norte de SP.
Peterson Grecco/TV Vanguarda
8 – Quem está realizando as buscas pela aeronave?
Até o momento, somente a Força Aérea Brasileira (FAB) é a responsável pelas buscas. O órgão usa um avião para procurar pelo helicóptero.
Nesta segunda-feira (1º), a Polícia Militar prestou apoio nas buscas com o helicóptero Águia. Por ser menor e mais leve, a aeronave da PM consegue ir mais baixo para fazer as buscas. Apesar disso, a PM só deve retomar a procura caso a FAB solicite, já que não foram localizadas pistas pelas equipes.
Caso haja a suspeita de que o helicóptero possa ter caído no mar, a Marinha e o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) também devem ser acionados.
Local onde buscas por helicóptero se concentram em Caraguatatuba e região serrana.
Arquivo pessoal
9 – Onde as buscas se concentram?
A procura pelo helicóptero se concentra entre a Serra do Mar, uma área de floresta da Mata Atlântica, e Caraguatatuba. Essa região é onde a aeronave teria feito contato pela última vez com a torre de comando.
10 – A aeronave caiu?
Não se sabe. De acordo com os órgãos que fazem as buscas, não foi encontrada nenhuma evidência da queda, como destroços, por exemplo. Além da hipótese de queda, as autoridades também trabalham com a possibilidade do piloto ter feito o pouso em outro ponto e estarem seguros, mas sem sinal de celular.
LEIA TAMBÉM:
Antes de helicóptero desaparecer, passageira enviou VÍDEO mostrando tempo fechado; ASSISTA
Força Aérea faz buscas por helicóptero com 4 pessoas que saiu de SP e desapareceu a caminho do Litoral Norte
Helicóptero desaparecido no Litoral Norte
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Veja o que se sabe e o que falta saber sobre o desaparecimento de helicóptero com 4 pessoas no litoral de SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.