Praia das Cigarras entrou na lista de praias impróprias nessa semana. No início do mês, manchas de óleo foram encontradas no local após um vazamento de óleo na cidade. Manchas de óleo
Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião
A Praia das Cigarras, em São Sebastião, está entre as 22 praias consideradas impróprias para banho no Litoral Norte de São Paulo. A lista foi atualizada pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) na quinta-feira (18).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No início do mês, fiscais da prefeitura encontraram manchas de óleo na areia do local. Na ocasião, a gestão informou que acreditava que as manchas tivessem sido provocadas por um vazamento no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar) – leia mais detalhes abaixo.
Apesar disso, a Cetesb afirmou que a inclusão da Praia das Cigarras na lista de praias impróprias para banho não tem relação com o vazamento.
Segundo a companhia, a praia foi incluída na lista pois apresentou dois valores de enterococos (gênero de bactérias) acima do índice considerado aceitável, conforme determina a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Vazamento
O vazamento de óleo no mar de São Sebastião aconteceu no dia 9 de janeiro, durante uma operação de carregamento entre dois navios no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar).
Segundo a Cetesb, o óleo vazado foi de pequena proporção. A companhia explicou que o vazamento aconteceu durante uma operação conhecida como ‘ship to ship’ realizada pela Transpetro. O problema se deu na conexão de uma mangueira de abastecimento.
Vazamento de óleo aconteceu em São Sebastião
Divulgação/Cetesb
Segundo a Cetesb, inicialmente o óleo vazado ficou retido entre os dois navios. No entanto, parte do produto acabou sendo arrastado pela maré para o meio do canal de navegação, o que causou reflexos brilhantes na água.
Após o vazamento, a Cetesb afirmou que Transpetro instalou barreiras de contenção no entorno dos navios. Oito lanchas trabalharam nas operações de batimento e dispersão mecânica da mancha presente no canal.
Na ocasião, a Transpetro afirmou que detectou e conteve o vazamento de petróleo no mesmo dia.
“Imediatamente a companhia interrompeu a transferência do produto entre as embarcações e acionou suas equipes de resposta à emergência para conter o óleo vazado. A companhia está investigando as causas da ocorrência. A Transpetro reafirma seu compromisso com as regiões onde atua, com respeito à segurança, ao meio ambiente e às pessoas”, disse em nota.
Foto aérea mostra o Tebar, o terminal de petróleo da Petrobras em São Sebastião, SP
Divulgação/ Petrobras
Manchas de óleo
Dias depois, manchas de óleo diesel foram encontradas em duas praias de São Sebastião. Imagens mostram manchas de óleo na areia das praias das Cigarras e de Arrastão.
Na ocasião, a Prefeitura de São Sebastião disse que acreditava que as manchas tinham sido provocadas pelo um vazamento no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar).
Borras de óleo são encontradas em praias de São Sebastião
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Praia no Litoral de SP onde surgiram manchas de óleo está imprópria; Cetesb diz que não há relação com vazamento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.