Cidade tem mais de 800% de aumento nos casos confirmados da doença neste ano. Caraguatatuba usa drones para vistoriar casas de veraneio em combate contra a dengue
Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba
Caraguatatuba passou a usar drones para reforçar o combate ao mosquito da dengue – os casos na cidade do Litoral Norte de São Paulo também estão em alta.
De acordo com a prefeitura, foram confirmados 101 casos da doença em janeiro deste ano. O número é 818% maior do que no mesmo mês em 2023, que teve 11 casos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Caraguá usa drones para combater a dengue
Outro número alarmante é o da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que teve o primeiro resultado do ano divulgado na última semana. O índice obtido após a vistoria em três mil casas foi de 6%, o que coloca a cidade em risco.
Por conta disso, a prefeitura decidiu reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti – que também transmite chikungunya e zika – com tecnologia, por meio dos drones.
“O drone é para nos auxiliar nas casas de veraneio que ficam abandonadas. Ficam meses abandonadas, com mato alto e piscina. Identificamos algumas casas na região da Martin de Sá e vamos notificar os proprietários para que eles possam fazer a limpeza. Caso isso não aconteça podemos até multa-los”, explica o secretário de saúde Gustavo Bohe.
Combate ao mosquito da dengue em Caraguatatuba
Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba
Além disso, as ações de conscientização seguem. No último sábado (3), 400 agentes visitaram cerca de sete mil imóveis na região entre os rios Guaxinduba e Santo Antônio, no Centro de Caraguatatuba.
Os agentes explicaram aos moradores sobre a importância de manter a casa limpa. “Pedimos ajuda de todos para que a gente possa melhorar e eliminar totalmente os criadouros dos mosquitos da dengue”, diz Bohe.
Ainda segundo o secretário, as regiões mais críticas da cidade em relação aos casos da doença são a Zona Sul e, principalmente, a Zona Norte, onde a ADL registrou altos índices de infestação.
Moradores com sintomas da dengue – veja quais são abaixo – podem procurar atendimento médico em qualquer Unidade de Pronta Atendimento (UPA) ou Unidade Básica de Saúde (UBS).
Casos de dengue aumentam 2.340% em Taubaté nos primeiros dias de 2024
Acácio Pinheiro/Agência Brasília.
Sintomas
Entre os principais sintomas dos pacientes com dengue estão:
dor de cabeça
febre alta de 38°C
dor no corpo e articulações
falta de apetite
fraqueza
dor atrás dos olhos
manchas vermelhas no corpo
O mosquito africano Aedes aegypti é o transmissor da dengue, ou melhor, a fêmea do mosquito
Freepik
Cuidados necessários
não deixar água parada
usar telas em janelas
prevenir a proliferação do mosquito
descartar pneus velhos no local correto
colocar areia até a borda dos pratinhos das plantas
manter as calhas sempre desobstruídas
deixar a caixa-d’água sempre fechada e limpa
Mosquito Aedes aegypti em local com água parada
Prefeitura de Porto Velho/Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Caraguatatuba usa drones para vistoriar casas de veraneio em combate contra a dengue
Adicionar aos favoritos o Link permanente.