Ele ocupou o cargo de 1991 a 1995. O ex-governador estava internado em Porto Alegre desde o dia 16 de dezembro e morreu em decorrência de uma pneumonia. Morreu, nesta terça-feira (24), em Porto Alegre, o ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares
Jornal Nacional
Morreu, nesta terça-feira (24), em Porto Alegre, o ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares, aos 97 anos.
Alceu de Deus Collares nasceu no finalzinho da década de 20, em Bagé, no sul do estado. Em Porto Alegre, estudou direito na Universidade Pública do Rio Grande do Sul e conquistou o primeiro cargo público, como vereador, em 1962. Se elegeu prefeito da cidade, além de deputado federal, durante a ditadura militar e também depois da democratização do Brasil.
Collares foi o único governador negro do Rio Grande do Sul, quando ocupou o cargo de 1991 a 1995. Ele também foi um dos fundadores do PDT, ao lado de Leonel Brizola.
O presidente Lula disse, nas redes sociais, que Collares foi um dos grandes políticos brasileiros, “sempre defendendo os trabalhadores e as causas trabalhistas do país, e deixa um grande legado”.
O ex-governador estava internado em Porto Alegre, desde o dia 16 de dezembro e morreu em decorrência de uma pneumonia. O governador, Eduardo Leite, decretou luto oficial de três dias.
“O governador Collares foi uma figura marcante na política gaucha, com a capacidade de expressar firmes convicções, mas sempre de uma forma afável e muito respeitosa, e, ao mesmo tempo, com bom humor”, declarou Leite.
“Eu sempre tive muito carinho e muito respeito pelo Collares. Realmente a sua posição, a sua defesa dos direitos da sociedade, dos direitos do ser humano, de uma vida de democracia, foi um espetáculo, espetacular”, afirmou Pedro Simon, ex-governador de RS.
O velório será no Palácio Piratini, sede oficial do governo gaúcho, na quarta-feira (25), a partir das 11h.
LEIA TAMBÉM
Alceu Collares, ex-governador do RS, morre aos 97 anos em Porto Alegre