Retrospectiva 2024: reveja os fatos que marcaram o ano no ES


Relembre os casos, mês a mês, que foram destaque no g1. Retrospectiva 2024: reveja os fatos que marcaram o ano no Espírito Santo.
Reprodução
Acidente durante aula de acroyoga, morte da paciente misteriosa Clarinha, invasão de formigas tanajuras em praia, roubo milionário em agência bancária… É hora de relembrar os fatos do Espírito Santo publicados em 2024 que ganharam destaque em todo o Brasil.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Confira a retrospectiva, mês a mês:
Janeiro
Íris Rocha, enfermeira encontrada com marcas de tiros no Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
A enfermeira Íris Richa, grávida de 8 meses, foi morta a tiros em Alfredo Chaves. O corpo foi encontrado coberto com cal. O ex-namorado da vítima, Cleilton Santana dos Santos, foi preso.
O morador de Aracruz, Magno Sérgio Gomes, morreu no dia 27 após comer um peixe baiacu, que ganhou de um amigo.
Neta leva a avó, Maria Natividade, de 88 anos, para conhecer a praia pela primeira vez, em Iriri, Anchieta.
Fevereiro
Lindalva fraturou as vértebras C5 e C6 e realizou uma cirurgia para fusão das vértebras e colocação de parafusos. Vitória, Espírito Santo.
Reprodução/Redes sociais
Durante uma oficina de acroyoga, a fotógrafa e terapeuta ayurvédica Lindalva Firme Guedes, de 32 anos, sofreu um acidente que provocou tetraparesia e paraplegia.
A capixaba Melina Galante, 34 anos, chamou a atenção em um bloco de carnaval com uma fantasia em homenagem à repórter Ilze Scamparini.
O deputado estadual Capitão Assumção (PL) foi preso pela Polícia Federal (PF). A prisão foi pedida pelo Ministério Público, por descumprimento de medidas cautelares.
Março
Clarinha, paciente misteriosa que ficou 24 anos internada em coma em Vitória, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Clarinha, paciente misteriosa que sofreu um acidente no ano 2000 e ficou em coma sem identificação, morreu após sofrer uma broncoaspiração.
O desenhista Marcelo Lucas Araújo Mariano, de 23 anos, desapareceu no dia 11 de março, a uma semana do casamento.
Um professor foi demitido após escrever um comentário no quadro da sala de aula, sobre um adolescente de 16 anos que ajudava a mãe a vender água de coco em Vitória.
Abril
Cratera abre e engole idoso que passava pela calçada em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo
Reprodução
O médico ortopedista, Eurípedes Fernando Melo, caminhava em uma calçada, em Cachoeiro de Itapemirim, quando foi engolido por uma cratera que se abriu e fraturou o fêmur.
A professora de Biologia, Rosana dos Reis Abrantes, disse ao g1 que o ganho mensal em plataformas de conteúdos adultos era quase o dobro do que recebia em sala de aula.
Os vizinhos Luis Hormindo França da Costa e Manoel de Oliveira Pepino se desentenderam por causa de um cachorro. Houve troca de tiros que terminou com a morte do aposentado.
Maio
Médico Leandro Medice morreu no Rio Grande do Sul, durante viagem para ajudar vítimas das chuvas. Profissional morava em Vila Velha, no Espírito Santo.
Reprodução/Redes Sociais
O médico Leandro Medice, de 41 anos, foi encontrado morto em um abrigo no Rio Grande do Sul, onde atuava como voluntário para ajudar as vítimas da chuva que atingiram o estado.
A professora Joana Dalva do Nascimento morreu após ser empurrada cair e bater a cabeça, dentro de casa. O sobrinho da vítima ainda confessou que jogou cloro no ouvido da tia.
O caso de mais um médico que foi para o Rio Grande do Sul chamou a atenção. Walter José Roberte Borges sofreu um infarto na cidade de Pelotas e ficou em estado vegetativo.
Junho
De acordo com populares, a confusão começou porque o juiz deu um cartão amarelo em um jogador. Caso foi em Jardim Limoeiro, na Serra, Espírito Santo;
Reprodução/TV Gazeta
Jogo de futebol terminou em confusão após o árbitro levar soco no rosto e ameaçar jogador com uma arma, na Serra. Após o ocorrido, Jhon Allif Vargas Maciel foi afastado da atividade.
Oseas Marciel Soares pai de Paloma Fernandes, de 6 anos, e principal suspeito de ter espancado a filha até a morte, foi encontrado morto em uma área de mata, em Cariacica.
A ‘criatividade’ dos criminosos ao realizar golpes foi destaque no g1. De venda de tinta à caixas de morango, tudo vira desculpa na hora de clonar cartões e roubar dinheiro das vítimas.
Confira a galeria completa com os casos lembrados do primeiro semestre:
Confira a retrospectiva 2024, com os destaques do Espírito Santo no g1 no primeiro semestre.
Julho
A advogada Michaella Zukowski, de 26 anos, foi atingida por um paralelepípedo em Vila Velha, no Espírito Santo.
Redes sociais
Um ano após sofrer um ataque com um paralelepípedo que provocou um afundamento de crânio, a advogada Michaella Zukowski, embarcou para os EUA, para tratar um edema ocular.
Aline Ribeiro da Rosa, foi morta a tiros na frente de um bar, em Aracruz. Segundo a Polícia Militar, o ex namorado, Felipe Silva de Almeida, de 28 anos, matou e confessou o crime.
Trinta e sete cruzes colocadas às margens da ES-261, na estrada que liga Itarana a Santa Teresa, devido a quantidade de acidente chamaram a atenção em reportagem.
Agosto
Laura Beatriz, de 5 anos, estava no colo da mãe, Mara Núbia Borges, 32, quando foram atropeladas na faixa de pedestres em Vila Velha, no Espírito Santo.
Reprodução | Redes Sociais
Mara Núbia Borges, de 36 anos, e a filha Laura Beatriz, de 5, foram atropeladas por um carro enquanto atravessavam a faixa de pedestres, em Vila Velha. A criança morreu.
Um casal foi preso suspeito de roubar e fazer cinco pessoas reféns, entre modelos e um empresário, que iriam gravar vídeos para plataformas de conteúdo adulto em Guarapari.
A Justiça decidiu pela expulsão definitiva de um empresário do próprio imóvel, em Vitória, após acusação de comportamento antissocial, que colocava em risco a segurança dos moradores.
Setembro
Após 9 anos, metais de Mariana chegam às baleias; ‘desastre continua acontecendo’, diz pesquisador.
PMBA/Fest
Pescadores relatam que estão encontrando animais doentes e deformados, com aparência diferente do que era visto antes do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
O pai da mulher de 25 anos que ficou por quase dez anos mantida em cativeiro pelo próprio tio, disse que nunca perdeu a esperança de encontrar a filha.
‘Chapeuzinho Vermelho’ foi vista a bordo de um motorhome e resolveu fixar moradia no Espírito Santo. Kátia Leonhardt vende doces fabricados por ela mesma dentro do veículo.
Outubro
Milhares de formigas tanajuras aparecem mortas na praia de Barra do Sahy em Aracruz, Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
Uma grande quantidade de formigas tanajuras mortas foi registrada na praia da Barra do Sahy, em Aracruz. O fenômeno estava relacionado ao período reprodutivo dos insetos.
Luiz Geraldo Duarte Ignez, de 80 anos, e Cacilda Vetoraci Duarte, de 77, foram mortos a facadas. As vítimas eram pais da primeira-dama, Keila Coelho, esposa do prefeito Victor Coelho.
Heitor Livramento Cardoso, de 4 anos, morreu depois de ser atacado por um cachorro da raça pitbull enquanto brincava no quintal de casa. O cachorro foi morto a tiros em Nova Venécia.
Novembro
Eduardo Barbosa Oliveira, de 43 anos, e Paloma Duarte Tolentino, foram presos pelo furto de R$ 1,5 milhão em agência do Banco do Brasil em Vitória
Reprodução
O gerente de uma agência do Banco do Brasil Eduardo Barbosa Oliveira, e a companheira, Paloma Duarte Tolentino foram presos suspeitos de furtar R$ 1,5 milhão.
Um detento do sistema prisional foi flagrado por câmeras saindo de um carro da polícia, sem usar algemas, e almoçando com policiais penais em um restaurante, na Serra.
A estudante Gabriela de Mendonça Dalvi, de 17 anos, ficou presa no elevador do prédio onde mora, quando saía de casa, em Linhares, para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Dezembro
Tartaruga-gigante desova no litoral Norte do Espírito Santo.
Bernardo Bracony
O g1 foi até o litoral Norte capixaba e flagrou a desova de uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), que pode ultrapassar dois metros de comprimento e pesar mais de 700 kg.
Um cachorro caramelo roubou a cena em Vitória. Em um vídeo gravado após a chegada do Papai Noel, o doguinho aparece tranquilo, descansa, deita no carpete e se espreguiça.
Cinco pessoas morreram em um acidente entre dois carros, em São Mateus. As vítimas eram pai, mãe e filho e dois amigos que voltavam de uma festa de formatura.
Confira a galeria completa com os casos lembrados do segundo semestre:
Confira a retrospectiva 2024, com os destaques do Espírito Santo no g1 no segundo semestre.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.