São Sebastião e Ubatuba têm risco considerado alto. Em Caraguatatuba e Ilhabela, o risco é considerado moderado. Cemaden alerta para risco de alagamentos e deslizamento de terra no Litoral Norte de SP
Reprodução
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém nesta quarta-feira (21) um alerta de risco para possibilidade de alagamentos e deslizamento de terra nas cidades do Litoral Norte de São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O painel de alertas mostra que o risco é considerado alto, o segundo maior da escala, para São Sebastião e Ubatuba. Para Caraguatatuba e Ilhabela, o risco é considerado moderado. Na região do Vale do Paraíba, em Aparecida, onde uma mulher morreu após ser arrastada por uma enxurrada, há risco moderado de deslizamentos.
As cidades do Litoral Norte de São Paulo foram atingidas por um forte temporal na tarde de terça-feira. Há previsão de mais chuva para esta quarta.
Chuva forte alaga ruas e sirene é tocada para risco de deslizamentos em São Sebastião, SP
Em São Sebastião, o temporal forte alagou ruas e fez com que a sirene instalada na Vila Sahy fosse acionada, na tarde desta terça-feira, orientando os moradores a deixarem suas casas e irem a locais seguros por risco de deslizamentos.
Segundo a Defesa Civil, o alerta foi feito após o pluviômetro do bairro atingir, por volta das 17h15, a marca de 54 milímetros de acumulado de chuva em apenas 1h.
No alerta emitido pelos alto-falantes e sirenes, a orientação era para evacuação em massa dos moradores: “A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”, disse o comunicado emergencial.
Temporal alaga ruas e sirene de alerta é acionada para evacuação de moradores por risco de deslizamento em São Sebastião (SP)
Reprodução/Vanguarda Repórter
Em vídeos gravados por um dos moradores é possível ver a sirene tocando e orientando as pessoas a se abrigarem em locais seguros, devido aos riscos de novos deslizamentos no bairro (veja vídeo acima).
Além do alerta, as imagens também mostram o alagamento na cidade, com correntezas chegando a se forma em alguns locais.
A situação ocorre um ano após o temporal histórico que deixou 64 mortos na cidade e milhares de desabrigados.
LEIA TAMBÉM
Tragédia de São Sebastião: um ano depois, Vila Sahy segue sob risco de novos deslizamentos de terra
Casas destruídas e marcas de lama: um ano depois da tragédia, Vila Sahy ainda tem rastros de destruição
‘Ficamos sem resposta’, diz família de caseiro que está desaparecido há um ano, desde a tragédia
Temporal alaga ruas e sirene de alerta é acionada para evacuação de moradores por risco de deslizamento em São Sebastião (SP)
Reprodução
Após o disparo da sirene, o abrigo emergencial foi aberto para os moradores na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, na Barra do Sahy.
Na região, ônibus da prefeitura ficaram à disposição para transportar as famílias da área de risco para o abrigo. Além disso, equipes da Defesa Civil municipal fazem a orientação dos moradores na Vila Sahy.
A Vila Sahy e a região de Juquehy, ambos na costa sul do município, estão entre os locais mais afetados pela chuva na tarde desta terça-feira (20).
Até a última atualização desta reportagem, a prefeitura e a Defesa Civil não tinham registro de vítimas em decorrência da chuva.
Temporal alaga ruas e sirene de alerta é acionada para evacuação de moradores por risco de deslizamento em São Sebastião (SP)
Reprodução
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Cemaden alerta para risco de alagamentos e deslizamento de terra no Litoral Norte de SP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.