Cinco casas seguem interditadas por rachaduras em avenida no Jardim Independência em Taubaté, SP


De acordo com os moradores da avenida Antônio de Queiroz Filho, o problema começou em 2020, mas se agravou no início deste ano. Pelo menos cinco casas seguem interditadas por rachaduras em avenida de Taubaté, SP
Reprodução/TV Vanguarda
O problema das rachaduras na avenida Antônio de Queiroz Filho, no bairro Jardim Independência, em Taubaté, segue causando transtornos aos moradores da via. Cinco casas seguem interditadas, mas moradores de outras casas próximas também decidiram deixar o local.
Há rachaduras grandes em diversos imóveis e na própria avenida, que precisou ser bloqueada para a passagem de veículos pesados. Os moradores afirmam que o problema começou em 2020, mas se agravou de vez no início deste ano, como mostrou o g1 em janeiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Pelo menos cinco casas seguem interditadas por rachaduras em avenida de Taubaté, SP
Reprodução/TV Vanguarda
De acordo com a Defesa Civil de Taubaté, cinco casas foram interditadas até o momento. Apesar disso, a inspetora de qualidade Paola Ruiz afirma que sua casa, que não estava entre as interditadas, foi bloqueada pelo órgão municipal.
“Cheguei aqui no fim de semana e a casa estava com uma fita de interdição. A Defesa Civil não me procurou, não falou se realmente foi interditada. Estou esperando uma resposta. O pessoal está ficando sem casa e ninguém resolve o nosso problema”, afirma a moradora.
Pelo menos cinco casas seguem interditadas por rachaduras em avenida de Taubaté, SP
Reprodução/TV Vanguarda
Em relação a esse caso, a prefeitura informou que uma nova avaliação nesta casa será realizada na sexta-feira (1°), mas não explicou se o imóvel está interditado.
Outro alvo de reclamação por parte de uma moradora é a falta de pagamento do auxílio aluguel, que havia sido prometido pela gestão municipal às famílias com casas interditadas.
Em janeiro, a prefeitura informou que pagaria R$ 700 como auxílio. A auxiliar de enfermagem Vera Lúcia Andrade, no entanto, relata que ainda não recebeu o pagamento.
“Tiver que alugar uma casa às pressas. Saí com meu filho que é menor de idade. Já entrei com o pedido de auxílio e, até o momento, não tive um retorno”, reclama a moradora.
Rachaduras preocupam moradores em Taubaté
A prefeitura disse, à reportagem da Rede Vanguarda, que cinco famílias estão recebendo o benefício, mas não retornou em relação à falta de pagamento à moradora Vera.
Ainda de acordo com os moradores, técnicos da Sabesp estiveram na avenida nesta quarta-feira (28) para a realização de obras na calçada para manter o abastecimento de água nas casas.
“Eles falaram que estão fazendo uma nova ligação de água para as residências porque a antiga vai ser desativada por conta de a rua estar cedendo, e para não ficarmos sem água. Mas o que adianta a gente ter água se não tem rua?”, questiona a manicure Olga Assunção.
Pelo menos cinco casas seguem interditadas por rachaduras em avenida de Taubaté, SP
Reprodução/TV Vanguarda
O que dizem a prefeitura e a Sabesp?
Por meio da Defesa Civil, a Prefeitura de Taubaté reforçou que cinco casas seguem interditadas na avenida Antônio de Queiroz Filho por conta do surgimento de trincas e rachaduras nos imóveis.
Ainda segundo a prefeitura, o órgão segue realizando monitoramentos diários para garantir a segurança dos moradores. Uma das medidas foi interditar a via para o trânsito de veículos pesados, para que a situação não se agrave.
Sede da Prefeitura de Taubaté
Divulgação/ Prefeitura de Taubaté
A Sabesp, por sua vez, informou que uma vistoria técnica realizada pela companhia no local constatou que não há relação entrar as operações de redes de água e esgoto com os problemas.
A companhia comunicou também que acompanha a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) em uma vistoria na área afetada nesta quinta-feira (29).
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O g1 voltou a questionar a Prefeitura de Taubaté em relação à causa das rachaduras, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.
Rachaduras atingem casas e preocupam moradores da Independência, em Taubaté
Isabela da Silva de Andrade Ferreira/Vanguarda Repórter
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.