Ainda não há um prazo para isso. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) falou sobre a possibilidade na cerimônia de anúncio da vencedora do leilão que ligará SP a Campinas. Governo de SP revela possibilidade de construir linha de trem para ligar São José dos Campos à capital; entenda.
Reprodução/TV Globo
Durante a cerimônia de anúncio da vencedora do leilão para o trem que ligará Campinas a São Paulo, o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) falou sobre a possibilidade de construir uma linha de trem para ligar também São José dos Campos à capital.
“Quando a gente faz um leilão desse já começa a pensar nos próximos. A gente já começa a pensar em um Sorocaba/São Paulo, São José dos Campos/São Paulo”, disse o governador no evento, que aconteceu na sede da B3, bolsa de valores de São Paulo, nesta quinta-feira (29).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante o leilão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar a cidade de São Paulo à Campinas, realizado na sede da B3, bolsa de valores de São Paulo, nesta quinta-feira (29).
BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Ainda não há um prazo para que isso aconteça. Acionado pelo g1, o governo estadual explicou que somente após a qualificação de um Programa de Parcerias de Parcerias e Investimento (PPI) e a contratação de estudos de viabilidade será possível detalhar o projeto.
Ainda segundo o governo, a intenção faz parte do programa de expansão da malha ferroviária para as regiões metropolitanas de São Paulo.
Trem que vai ligar São Paulo a Campinas deve ficar pronto em 2029
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O trem que vai ligar a capital a Campinas deve ficar pronto em 2029. No leilão desta quinta-feira, apenas uma empresa apresentou proposta para construir e operar o serviço.
O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, composto pela empresa chinesa CRRC e pela brasileira Comporte, que administra o metrô de Belo Horizonte, venceu o leilão.
O projeto, cujo investimento é de R$ 14,2 bilhões, prevê a construção de duas linhas de trem entre as cidades. Uma delas será expressa, com parada apenas em Jundiaí.
Leilão define grupo que vai administrar trem intercidades
A previsão é que a viagem dure uma hora e quatro minutos e a passagem custe no máximo R$ 64. O prazo de concessão é de 30 anos, a ser contado a partir do início da operação comercial.
“O trem de média velocidade vai poder alcançar 140 quilômetros por hora. É um trajeto que vai ser feito em um tempo mais curto e isso vai descomprimir as nossas rodovias”, afirmou Tarcísio de Freitas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Governo de SP revela possibilidade de construir linha de trem para ligar São José dos Campos à capital; entenda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.