Militares do Exército iniciam apoio ao combate à dengue em Taubaté, que tem alta nos casos


De acordo com a prefeitura, cerca de 40 militares participam de uma operação cata-treco no bairro Santa Tereza, nesta segunda (4). Cidade tem duas mortes pela doença neste ano. Cavex, em Taubaté
Lucas Tavares/g1
Militares do Comando de Aviação do Exército (CAvEx) iniciam nesta segunda-feira (4) o apoio ao combate à dengue em Taubaté (SP), que tem registrado alta nos casos da doença neste ano. A atuação tem foco na eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença.
De acordo com a prefeitura, já são 2.254 casos confirmados em 2024, além de duas mortes pela doença na cidade, que decretou situação de emergência – leia mais detalhes abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Taubaté decreta emergência por epidemia de dengue
40 militares e quatro caminhões do exército participam de uma operação cata-treco no bairro Santa Tereza. O objetivo é remover materiais que possam servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Até às 17h desta segunda-feira, as equipes vão percorrer ruas e avenidas do bairro para recolher restos de móveis, metais, eletrônicos, utensílios domésticos, pneus e outros itens que acumulam água parada.
Além do exército, funcionários das secretarias de Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Segurança e Saúde da prefeitura participam da ação. A programação dos próximos bairros que vão receber a operação ainda não foi divulgada.
Além de Taubaté, a cidade de Pindamonhangaba também conta com ajuda do Exército no combate à doença na região.
Dengue
Freepik
Alta nos casos
A parceria entre Prefeitura de Taubaté e Comando de Aviação do Exército (CAvEx) teve início após a gestão municipal pedir ajuda aos militares no combate à dengue, que está em alta na cidade.
Até o último boletim sobre a doença, divulgado na sexta-feira (1°), a cidade confirmou 2.254 casos neste ano, além de duas mortes – um idoso de 76 anos, no Centro, e uma idosa de 89 anos, no bairro Quinta das Frutas.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Até a mesma data do ano passado, Taubaté tinha apenas 72 diagnósticos positivos da doença. Em 2024, portanto, o aumento de casos é de 3.030%.
Em todo 2023, foram confirmados 1.594 casos, número inferior ao registrado em menos de dois meses neste ano. Por conta disso, a prefeitura tem intensificado as ações de combate ao Aedes Aegypti.
No dia 20 de fevereiro, a Taubaté decretou situação de emergência e alerta epidemiológico por conta da epidemia da dengue.
Sede da Prefeitura de Taubaté
Divulgação/ Prefeitura de Taubaté
Sintomas
Entre os principais sintomas dos pacientes com dengue estão:
dor de cabeça
febre alta de 38°C
dor no corpo e articulações
falta de apetite
fraqueza
dor atrás dos olhos
manchas vermelhas no corpo
Cuidados necessários
não deixar água parada
usar telas em janelas
prevenir a proliferação do mosquito
descartar pneus velhos no local correto
colocar areia até a borda dos pratinhos das plantas
manter as calhas sempre desobstruídas
deixar a caixa-d’água sempre fechada e limpa
Mosquito Aedes aegypti em local com água parada; criadouro de mosquito da dengue
Prefeitura de Porto Velho/Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.