Cerca de 100 pessoas precisaram deixar suas casas entre sexta e sábado por conta do temporal que atingiu a cidade. Segundo a prefeitura, muitos perderam tudo o que tinham. Prefeitura de Monteiro Lobato arrecada doações para moradores afetados por chuva forte
Peterson Grecco/TV Vanguarda
A Prefeitura de Monteiro Lobato (SP) iniciou uma campanha de arrecadação de doações para os moradores que foram afetados pela chuva forte que atingiu a cidade na última sexta-feira (1°).
Cerca de 100 pessoas precisaram deixar suas casas entre sexta e sábado (2) por conta do temporal, que deixou a cidade cheia de lama e obrigou a prefeitura a decretar estado de emergência – leia mais detalhes abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Situação de emergência em Monteiro Lobato
Um ponto de arrecadação está montado no Centro Poliesportivo, que fica na rua Treze de Maio (número 101), na região central do município. Ele fica aberto das 7h às 21h, por tempo indeterminado.
De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, são aceitas doações de roupas, produtos de limpeza, comida, móveis e até brinquedos.
“Muitas pessoas perderam absolutamente tudo o que tinham. Às vezes vamos doar uma carne, mas a pessoa não tem nem geladeira para armazenar. Então precisamos de tudo”, explica a secretária Maria Madalena Dellú.
Prefeitura de Monteiro Lobato arrecada doações para moradores afetados por chuva forte
Peterson Grecco/TV Vanguarda
As vítimas do temporal podem pegar as doações no próprio centro poliesportivo. No local, é feito um cadastro dos moradores que recebem as arrecadações.
Dependendo da doação, como por exemplo um colchão, a própria prefeitura faz o transporte do item até a casa do morador.
“Estamos priorizando famílias com idosos, crianças e deficientes. Todo mundo que vai até o centro e preciso de algo faz um cadastro, e aí ajudamos como conseguimos para fazer a entrega”, afirma Dellú.
Além do ponto montado em Monteiro Lobato, o Fundo Social de São José dos Campos, localizado no Parque da Cidade, também está arrecadando doações para a cidade vizinha.
Prefeitura de Monteiro Lobato arrecada doações para moradores afetados por chuva forte
Peterson Grecco/TV Vanguarda
VEJA TAMBÉM:
Monteiro Lobato amanhece com lama após temporal que deixou 100 moradores fora de casa
Único supermercado da cidade perde mercadorias: ‘Depois da tempestade vem a bonança’
Prefeitura decreta estado de emergência após as fortes chuvas
Chuva intensa
A região central de Monteiro Lobato amanheceu cheia de lama no sábado (2), um dia após o forte temporal que obrigou cerca de 100 moradores a saírem de suas casas.
Eles já voltaram para suas casas e passaram o dia na limpeza dos imóveis, assim como os comércios que foram atingidos pela água e lama.
Até esta segunda-feira (4), moradores ainda trabalhavam para minimizar os estragos provocados pela chuva, secando as roupas que ficaram molhadas.
Morador de Monteiro Lobato seca roupas molhadas após chuva forte na cidade
Peterson Grecco/TV Vanguarda
O temporal causou diversos estragos, com alagamentos, deslizamento de terra e o extravasamento de um rio. Também houve registro de problemas na SP-50, rodovia que dá acesso à cidade. Foram cerca de 67 milímetros de chuva que se concentrou em cerca de quatro horas – entre 14h e 18h.
A cidade também registrou pelo menos um deslizamento de terra, que atingiu um veículo. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram socorridas por moradores e levadas ao pronto-socorro.
Monteiro Lobato amanhece cheia de lama após temporal que deixou 100 moradores fora de casa
Ao longo do sábado, a Defesa Civil seguiu atendendo ocorrências, contabilizando os danos e apoiando os moradores afetados, além de monitorar áreas de risco. Além disso, informou que enviou materiais de ajuda humanitária para a cidade.
Chuva forte em Monteiro Lobato (SP) deixa cerca de 100 pessoas fora de casa e causa estragos
Deco Corrá/Arquivo Pessoal
Estado de emergência
A prefeitura da cidade decretou situação de emergência por causa dos estragos causados pelo temporal. O decreto foi assinado no sábado (2) pelo prefeito Edmar José de Araújo (PSD).
Com o decreto, a prefeitura tem autorização para adotar as medidas que julgue necessárias para combater os efeitos da enchente na cidade. O decreto tem validade de 180 dias.
A situação de emergência foi justificada em razão dos “graves danos humanos e materiais, prejuízos econômicos, grande número de pessoas atingidas e diversos alagamento e inundações”.
Chuva forte em Monteiro Lobato (SP) causa estragos e deixa cerca de 100 pessoas fora de casa
Pedro Melo/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Prefeitura de Monteiro Lobato (SP) arrecada doações para moradores afetados por chuva forte
Adicionar aos favoritos o Link permanente.