Polícia Civil investiga ex-funcionária da FUNDACC suspeita de desviar mais de R$ 200 mil em Caraguatatuba, SP


Segundo a instituição, a mulher era servidora comissionada e se manteve como diretora administrativa por seis anos na gestão da ex-presidente. Fundacc de Caraguatatuba.
Reprodução/Street View
A Polícia Civil de Caraguatatuba abriu inquérito policial nesta segunda-feira (17) contra uma ex-funcionária da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), suspeita de ter desviado mais de R$ 200 mil da instituição.
A própria FUNDACC solicitou na última quinta-feira (13) a investigação para a polícia após a suspeita de desvio de dinheiro público da entidade. Segundo a instituição, a mulher era servidora comissionada e se manteve como diretora administrativa por seis anos na gestão da ex-presidente.
Por meio de nota, a prefeitura informou que a atual presidente da FUNDACC, Malu Baracat, assumiu o cargo em março deste ano e pelo fato da funcionária ter experiência na área e ter vasto conhecimento de todo funcionamento da entidade, decidiu mantê-la no cargo nos primeiros meses da atual gestão.
Entretanto, poucos meses depois, a atual presidente da Fundacc suspeitou de alguns comportamentos da funcionária e a frequente visita de cobradores na fundação. Diante disso, a presidente começou a questionar a funcionária sobre notas de serviços que não foram prestados na entidade.
Ainda segundo a prefeitura, após as suspeitas, a servidora foi afastada da função de diretora administrativa e recolocada na diretoria pedagógica em 29 de maio. Na época, foi determinando ainda a abertura de uma sindicância interna.
A prefeitura informou que as apurações internas apontaram uma conduta lesiva da funcionária, comprovada por depósito desviados da fundação entre os meses de abril e maio de 2023 e que foram colocados na conta pessoal dela.
Por isso, no dia 10 de julho, a FUNDACC decidiu exonerar a funcionária solicitando ainda às autoridades policiais que investigassem o caso e aplicassem sanções penais.
Por meio de nota, a presidente da Fundacc, Malu Baracat, reiterou que não compactua com qualquer ato suspeito e lesivo às contas da fundação. Ela disse que vai contribuir com as investigações.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. O g1 não conseguiu contato com a ex-funcionária acusada de desvio de dinheiro público. A matéria será atualizada caso ela se posicione.
A Secretaria de Segurança Pública foi acionada, mas não retornou o contato da reportagem até a publicação da matéria.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.