Grupo argumenta que terreno não cumpre sua finalidade social, já que não é destinado a qualquer finalidade. Guarda e Polícia Militar estiveram no local neste final de semana. Ocupação Palmares, em Piracicaba
Acervo pessoal
Piracicaba (SP) registrou uma nova ocupação de área por um grupo que reivindica direito a moradia. A instalação das famílias ocorreu em uma área no bairro Santa Fé. Neste final de semana, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar estiveram no local.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
O g1 apurou que a ocupação, que foi denominada de Palmares, ocorreu entre 15 a 20 dias atrás, em um terreno de propriedade da prefeitura, pela Organização Popular (OPA).
O grupo, composto por cerca de 50 famílias, aponta que o terreno não cumpre sua função social, já que não era destinado a qualquer finalidade. Também afirma que está utilizando apenas a área institucional da propriedade e não fez intervenções em uma área de preservação permanente (APP) existente nela.
Terreno da prefeitura foi ocupado pelo grupo
Acervo pessoal
Neste final de semana, a Guarda foi acionada depois que houve uma solicitação de ligação de água no local. A corporação fez uma varredura da área com auxílio de drone e o diálogo foi pacífico.
No entanto, segundo o grupo que ocupa o terreno, na madrugada deste domingo (8), a Polícia Militar esteve na ocupação e teria jogado bombas e realizado disparos com bala de borracha, mas não houve feridos. O g1 pediu um posicionamento à PM em relação a essa ação e aguarda um retorno.
Os integrantes da ocupação relataram, ainda, que no final de semana ocorreram queimadas no terreno onde se instalaram. Não foi identificado, no entanto, a origem do fogo.
A reportagem solicitou um posicionamento da prefeitura a respeito do caso, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba