Das 400 candidaturas na cidade, 131 são femininas, o que equivale a 33% do total. Especialista fala em ‘machismo estrutural’. Mulheres representam 33% do total de candidatos a vereadores em Ribeirão Preto
As mulheres representam menos da metade das candidaturas a vereador em Ribeirão Preto (SP) nas eleições municipais de 2024.
Segundo dados da Justiça Eleitoral, das 400 candidaturas, 131 são femininas, o que representa 33% do total. Não há candidatas ao cargo de prefeito.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Além disso, atualmente, apenas três das 22 cadeiras da Câmara dos Vereadores são ocupadas por mulheres.
Em contrapartida, o público feminino é maioria entre os eleitores na cidade. São 258.033 aptas a votar, 54% de toda a população que poderá comparecer às urnas no próximo dia 6 de outubro.
Advogado especialista em direito público, Lucas Fernandes credita a baixa representatividade feminina a uma espécie de “machismo estrutural”.
“O que a gente vê na maioria das vezes é até uma falta de assimilação do eleitor em relação a essas candidaturas femininas. Nós temos explicações possíveis para essa questão, mas principalmente o reflexo de um machismo estrutural que acaba, historicamente, não dando espaço de liderança e de capacidade política para as mulheres”, diz.
Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
LEIA TAMBÉM
Número de eleitores em Ribeirão Preto, SP, cresce 8,1% e é o maior da história da cidade
O que diz a lei?
A lei eleitoral determina que todos os partidos tenham ao menos 30% das candidaturas reservadas às mulheres nas eleições para vereadores.
Segundo Fernandes, essa medida e outras semelhantes são formas de tentar garantir a igualdade na disputa.
“Em um segundo momento, a gente tem não somente essa reserva de vagas, mas forma de garantir esse acesso à igualdade de competição. Para isso, também por meio de decisões judiciais, consolidou-se um percentual de 30% dos valores do fundo partidário e do fundo eleitoral para essas candidatas”, completou.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região