Em maio, Legislativo aprovou projeto que dá o nome ‘Plínio Salgado’ ao portal de entrada da cidade. Salgado foi o fundador da Ação Integralista Brasileira, na década de 1930, um movimento de vertente fascista. Plínio Salgado foi fundador do movimento integralista.
Reprodução
A Câmara Municipal de São Bento do Sapucaí publicou no diário oficial desta segunda-feira (11) a convocação para uma audiência pública, para debater um projeto que visa revogar a lei sancionada em junho deste ano, a qual dá o nome ‘Plínio Salgado’ ao portal de acesso ao município. Salgado foi fundador da Ação Integralista Brasileira nos anos 30 do século passado — movimento inspirado no fascismo.
De acordo com o edital da audiência, a reunião está prevista para acontecer no dia 6 de outubro, às 18h, na Câmara Municipal. O projeto de lei em debate é o do vereador Paulo Renato Barros (PP) e busca, além de revogar a lei, dar um outro nome ao portal: “Portal de Boas Vindas da Estância Climática de São Bento do Sapucaí”.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Protocolado em abril deste ano, o projeto de lei que foi aprovado na Câmara em maio, foi sancionado no mês seguinte, em junho. De autoria do vereador Timbé (PSD), a proposta rendeu vários elogios a Salgado durante a sessão ordinária. No fim da votação, os parlamentares aplaudiram a decisão.
Votaram a favor do projeto os vereadores Timbé (PSD), Altino do Torto (PV), Janilo (PP), Pré Rosa (PSDB), Beto Mendes (PSDB), Rogério do Barracão (PV) e Thaynara Protetora (PSL). O vereador Paulinho Peixoto (PP) se absteve e o único voto contrário foi do vereador Renato Barros (PP), que alegou que a homenagem deveria ser feita em outro ponto da cidade ao invés do portal.
“Não estou questionando o mérito do Plínio [Salgado], foi um grande homem. Se tiver praça, rua, eu sou favorável a [colocar] o nome Plínio Salgado. É mais que reconhecimento colocar o nome dele, mas portal só tem um”, alegou o parlamentar à época.
Portal de São Bento do Sapucaí
Reprodução/Google Street View
Na proposta inicial, o vereador Timbé alegou que a intenção da proposta é “garantir a devida identificação do logradouro público citado” e que o projeto renderia “homenagem à personalidade de grande destaque, filho de nossa São Bento”.
Plínio e Integralismo
O Integralismo surgiu no Brasil na década de 30 do século passado, originando a fundação do movimento de extrema-direita, denominado Ação Integralista Brasileira (AIB). Muitos dos ideais do partido tinham influência de práticas fascistas desenvolvidas na Europa, especialmente o fascismo italiano.
Plínio Salgado, que nasceu em São Bento do Sapucaí em 1895, foi o líder desse movimento. Com o lema “Deus, Pátria e Família”, o político apoiou a Ditadura Militar e foi eleito por duas vezes como deputado federal.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Câmara de São Bento do Sapucaí convoca audiência para discutir revogação de homenagem a fundador de movimento fascista
Adicionar aos favoritos o Link permanente.