Procon dá 72 horas para Sabesp responder moradores sobre a falta d’água persistente em São José dos Campos, SP


Prefeitura informou que, em caso de infração ao Código de Defesa do Consumidor, a Sabesp será multada e que pretende ingressar com uma ação contra a empresa. Falta d’água persiste em São José dos Campos
O Procon de São José dos Campos notificou oficialmente a Sabesp para responder os questionamentos dos consumidores que estão sem o abastecimento de água na cidade.
A notificação foi feita nesta quarta-feira (15) e dá o prazo de 72 horas úteis para que a empresa dê uma resposta. O prazo para que a Sabesp se manifeste vence na próxima segunda-feira (20).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em meio a onda de calor, moradores de São José dos Campos reclamam de falta de água
Reprodução/TV Vanguarda
Em nota, a Prefeitura de São José informou que, em caso de infração ao Código de Defesa do Consumidor, a Sabesp será multada, e afirmou que acionou a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) para fiscalizar a empresa.
A prefeitura disse ainda que pretende ingressar com uma ação contra a empresa.
Em nota, a Sabesp argumentou que situações como quedas de energia, furtos, vandalismos e manutenções emergenciais, além da onda de calor, estão contribuindo para a lentidão na recuperação do sistema.
A Sabesp informou também que as informações solicitadas pelo Procon serão enviadas no prazo solicitado.
Veja a nota na íntegra:
“A Sabesp lamenta os transtornos e informa que situações como quedas de energia, como ocorreu hoje pela manhã na Estação de Tratamento de Água, interrompendo o tratamento e bombeamento de água tratada, estão afetando o abastecimento em São José dos Campos. Além disto, furtos, vandalismos, manutenções emergenciais e a onda de calor corroboram com a lenta recuperação do sistema. A Companhia está realizando manobras operacionais e direcionando caminhões-tanque para locais mais afetados. A recuperação do abastecimento está mais lenta em virtude do consumo elevado provocado pelas altas temperaturas. A Companhia orienta aos moradores que já dispõem de água, o uso consciente para melhor recuperação da distribuição de água.
A Sabesp antecipou os investimentos para melhorias no sistema de abastecimento de água em São José dos Campos. As obras já estão em andamento e incluem adutoras e reservatórios que beneficiarão todo o município, além de ampliação de estações elevatórias e dispositivos para reforçar a vazão na transferência de água tratada. Serão aplicados R$ 131 milhões em obras que levarão mais segurança e eficiência para o fornecimento de água no município”.
Falta de água continua em São José dos Campos
Reclamações
A falta de água na cidade é recorrente e, desta vez, começou na última sexta-feira (10), dias antes do início de uma onda de calor que segue atuando sobre a região.
Segundo levantamento da TV Vanguarda, ao menos quatro bairros estavam sem agua nesta quarta-feira: Putim, Pinheirinho, Monterrey e Emha 2. Antes, a lista contava com pelo menos 19 bairros da cidade.
Moradores relataram que estão tendo que gastar com a compra de galões de água para utilizar nas residências enquanto o abastecimento não é normalizado.
Ocorrências de falta de água podem ser registradas na Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), também pelo WhatsApp (11) 3388-8000 e pela Agência Virtual no site.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.