Ventilador, alimentação leve, colchão no chão e piscina foram algumas das opções que os moradores encontraram nesta semana no Vale do Paraíba. Dormir no chão, toalha úmida e balde de água: moradores buscam diferentes alternativas para enfrentar onda de calor.
Foto 1: Arquivo pessoal/Rosiéle Marques | Foto 2: Gabriela Pavão/g1 | Foto 3: Michelle Farias/g1
A onda de calor que atinge o Vale do Paraíba nesta semana tem feito com que os moradores da região busquem algumas alternativas para driblar o clima quente nesses dias.
Cidades da região registraram recordes de temperatura no início da semana. Em Taubaté, pela primeira vez, os termômetros ultrapassaram os 39°C. Já em Campos do Jordão, o calor chegou a 31°C.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Calor atingiu região nesta semana
Reprodução/TV Globo
Foi justamente em Campos do Jordão, há pouco mais de três anos, que o aposentado João Angotti, de 65 anos, resolveu desembarcar, juntamente com sua esposa, após deixar o clima quente da região de Ribeirão Preto, no norte do estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
Nem Campos do Jordão escapa! Destino de frio, cidade registrou maior temperatura da história com onda de calor
Calor no Vale e região tem pequena queda, mas temperaturas devem seguir acima de 35°C
Apesar de acostumado com o calor de 40°C que enfrentava em Taquaritinga (SP), ele contou ao g1 que a onda de calor que atingiu a região fez com que providenciasse alternativas para driblar o clima quente.
“Na primeira onda de calor, há alguns meses, a gente comprou a piscina, mas não usamos. Agora o calor voltou com tudo e estamos usando para refrescar. Quem diria, uma piscina em Campos do Jordão”, disse.
Morador de Campos do Jordão encheu piscina para enfrentar calorão nesta semana
Arquivo pessoal/João Angotti
Morador do bairro Jardim Atalaia, ele contou que desde que passou a residir em Campos do Jordão, nesta semana foi a primeira vez que ele e a esposa conseguiram dormir sem cobertor.
“Desde que moramos aqui, nunca dormimos sem cobertor. Agora estamos tendo que dormir com ventilador e sem cobertor”.
Durante o dia, além da piscina, João explicou que outras alternativas, como ventilador e chuveiro gelado, têm sido boas opções para enfrentar o calorão.
“Outra alternativa que nós estamos usando é o ventilador. Nossa casa é de madeira. Eu tenho um aquecedor no chuveiro, a gás, e a temperatura mínima é 35 graus. Estamos tendo que desligar”, finalizou.
Rosiéle está dormindo com o colchão no chão para amenizar o calor.
Arquivo pessoal/Rosiéle Marques
Colchão no chão e toalha úmida
Em São José dos Campos (SP), a técnica em enfermagem, Rosiéle Marques, disse que buscou uma alternativa mais caseira para driblar o calor: na hora de dormir, trocou o quarto pelo clima mais ameno da sala.
“Eu não aguentei a minha cama muito quente, então coloquei um colchão no chão da sala, além do ventilador maior. Além disso, eu coloco uma toalhinha de rosto molhada no pescoço, para refrescar”, contou.
Moradora da Vila Tatetuba, ela explicou que já enfrentou algumas épocas de calor, mas que nada se compara às temperaturas quentes desta semana. Ela vive com o pai e também tem tentado opções de refrescar o idoso.
“Eu moro com o meu pai. Eu coloquei um balde de água embaixo da cama dele para refrescar, além do ventilador”, revelou.
“Durante o dia, eu bebo bastante água gelada. O freezer está abastecido com bastante água. Também uso ventilador e estou com uma alimentação bem leve nesses dias”, completou.
‘Fugindo do calor’, pardal pousa em ventilador em Pindamonhangaba
Até o pardal
Já em Pindamonhangaba (SP), o Ricardo Paiva contou que o ventilador tem sido seu companheiro nesses dias de enfrentamento ao calor intenso – e foi no ventilador que ele registrou uma cena inusitada: um pardal pousou para se refrescar (veja vídeo acima).
Segundo o morador, a cena foi registrada nesta quarta-feira, em sua casa no Residencial Andrade.
“Ele entrou, sentou em cima da mesa e depois ficou uns cinco minutos em cima do ventilador. Até ele resolveu se refrescar”, disse em tom de brincadeira.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Dormir no chão, toalha úmida e balde de água: moradores buscam diferentes alternativas para enfrentar onda de calor
Adicionar aos favoritos o Link permanente.