‘Escrito nas Estrelas’ foi composta por Carlos Rennó, que nasceu em São José dos Campos (SP), e Arnaldo Black, mas fez sucesso na voz de Tetê Espíndola. Atualmente, a canção figura entre as mais escutadas em streaming de música. Na sequência: Arnaldo Black, Tetê Espíndola e Carlos Rennó
Arquivo pessoal
Sucesso nos anos 1980, a música ‘Escrito nas Estrelas’, que ganhou notoriedade na voz de Tetê Espíndola, voltou a despertar o interesse de ouvintes: desta vez, de uma geração mais nova.
Mais de quatro décadas depois do lançamento, a música, que foi escrita quando ainda nem se ouvia falar de internet ou de aplicativos de música, alcançou, nesta semana, o segundo lugar do Spotify Viral.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Nas redes sociais, a música viralizou, com trechos da canção como “Caso do acaso bem marcado em cartas de tarô… oô” tomando conta de publicações em vídeos no TikTok, Instagram e X (antigo Twitter), por exemplo.
Festival dos Festivais: Tetê Espíndola, a vencedora
A canção foi eternizada na voz de Tetê Espíndola, mas uma curiosidade chama a atenção: a composição da letra tem um toque do Vale do Paraíba, isso porque foi composta por Carlos Rennó, compositor e letrista nascido em São José dos Campos (SP).
Décadas depois de escrever o sucesso, juntamente com Arnaldo Black, Rennó celebrou o fato da música ter sido bem recebida pela nova geração. Recentemente, a música foi regravada pela cantora Lauana Prado.
“Eu acho positivo ver isso rememorado. A canção merece isso e é bom ver uma nova gravação, uma nova interpretação, como a da Lauana Prado – uma cantora popular que tem entre seus objetivos a elevação do nível artístico da música sertaneja, além dela ter um comportamento não conservador, se formos considerar os artistas em geral desse gênero de música”, analisou.
Lauana Prado regravou canção que virou hit nos anos 1980
Érico Andrade/g1
Em entrevista ao g1, o compositor joseense explicou que, à época, vinha de trabalhos ligados à vanguarda paulistana, tendo participado do trabalho de Arrigo Barnabé. Com um lado mais popular, Rennó viu a possibilidade da música ‘Escrito nas Estrelas’ fazer sucesso.
“Quando o Arnaldo Black, que era marido da Tetê, me mostrou a melodia de ‘Escrito nas Estrelas’, eu senti que a canção resultante da letrificação daquela melodia poderia se tornar muito popular, fazer sucesso”, contou.
“Eu explorei esse potencial da melodia no plano poético e ela foi ao encontro do que vivíamos no plano pessoal, tanto eu, de um lado, com minha mulher, assim como o Arnaldo com a Tetê na época”.
Carlos Rennó
Divulgação
Segundo o compositor, a música teve um valor artístico particular porque popularizou a palavra ‘tesão’, que já havia sido utilizada por Chico Buarque e Caetano Veloso.
“Em ‘Escrito nas Estrelas’, ela não só aparece numa letra menor, mas com maior destaque na própria melodia e na própria interpretação excepcional da Tetê Espíndola, além dela ter cumprido um outro papel que foi de divulgar para uma faixa maior de público a voz e a interpretação excepcionais dessa cantora rara que ela é”, disse.
Tetê Espíndola
Divulgação
Os elogios à Tetê Espíndola por Rennó são inúmeros. Segundo o artista, a relação com a cantora é boa – e ambos comemoraram a viralização da música novamente.
“A minha relação com a Tetê é ótima. Não compomos mais como antes, faz tempo até que não compomos, mas, volta e meia, conversamos e mantemos uma relação muito boa. Ficamos muito contentes com a viralização, com o novo sucesso da canção”, finalizou.
Em maio, o g1 relembrou a relação de amizade e profissional que Rennó teve com Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras do rock nacional. O joseense teve o privilégio de ter composições cantadas pela rainha do rock. Leia mais clicando aqui.
O adeus a Rita Lee, a rainha do rock brasileiro
Carlos Rennó e Rita Lee.
Divulgação/Carlos Rennó
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Hit nos anos 80, música ‘Escrito nas Estrelas’, que viralizou novamente quase 40 anos após lançamento, foi composta por artista joseense
Adicionar aos favoritos o Link permanente.