Da mesma forma que as crenças populares indicam o que deve ser feito para ter sucesso em 2024, também existem superstições sobre o que não fazer na virada do ano. Existem várias superstições na virada do ano
Daniela Rucio/g1
O Réveillon costuma ser a época mais mística do ano. Entre o dia 31 de dezembro e 1º de janeiro, muitas pessoas buscam simpatias para ter sorte e espantar o azar no ano que se inicia. Confira abaixo algumas superstições para ajudar a atrair sorte e espantar os maus agouros na virada do ano.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Pular ondinhas
Uma das tradições mais conhecidas para trazer sorte no ano novo é a de pular 7 ondas na praia. A crença indica entrar no mar à 00h e saltar sete ondas enquanto faz sete desejos. Após dar os pulos e fazer os pedidos, é necessário sair do mar sem dar as costas para a água.
Essa tradição tem origem nas religiões de matriz africana. O sete é um número espiritual na umbanda e está vinculada a Iemanjá, a deusa das águas.
Família pula ondas em praia
Marlon Costa/Pernambuco Press
Romã na carteira
A romã é uma fruta cheia de significados pelas religiões ao longo dos séculos, já que muitos a consideram como um símbolo de fertilidade e prosperidade.
Existem várias tradições sobre a fruta, porém a mais comum manda que as pessoas comam a fruta, separem três sementes, sequem e guardem na carteira para garantir prosperidade para o ano seguinte. A fruta deve ser comida à 00h.
Romã é lembrada em simpatias na virada do ano.
Pexels / Lidya Kohen
Canela
A canela representa prosperidade e vitalidade. Exatamente por isso, muitos seguem um ritual com a especiaria durante o primeiro dia de cada mês. Claro que a tradição também não deixa o dia 1º de janeiro de fora.
A lenda diz que, para atrair dinheiro, é necessário assoprar um punhado de canela em direção a porta de entrada da casa. Enquanto assopra, devem mentalizar a frase “quando essa canela eu soprar, a prosperidade aqui vai morar”.
Primeiro passo
Como dizem, o passo mais importante para se atingir um objetivo é o primeiro. Por isso, a crença recomenda que o primeiro passo no ano de 2024 seja dado com o pé direito.
Cores
Apesar do branco e do amarelo serem as cores de roupa mais usadas no réveillon, as crenças indicam outros tons também podem ajudar no ano que se inicia. Veja abaixo o significado das cores:
Branco: paz e harmonia
Amarelo: riqueza e prosperidade
Azul: calma e clareza
Vermelho: amor e sensualidade
Verde: esperança e saúde
O que comer?
As uvas são um dos vários alimentos indicados para fazerem parte da ceia de ano novo. O costume indica que devemos comer 12 uvas logo após a meia-noite. Depois disso, devemos guardar o caroço para ter sorte no ano que se inicia. Além disso, o costume indica que cada uva representa um mês do ano, então, caso umas das uvas esteja com gosto ruim, indica um mês difícil pela frente.
A tradição de comer lentilha no réveillon foi trazida da Itália para o Brasil
Marcos Tadeu/TV Fronteira
Uma tradição italiana, trazida ao Brasil por imigrantes, diz que o primeiro alimento a ser consumido deve ser a lentilha. A ideia é que esse alimento atrai dinheiro, já que o grão tem o formato semelhante a uma moeda.
Sobre as carnes, duas delas são mais indicadas: o peixe e o porco.
Para os cristãos, Jesus multiplicou os peixes e, por isso, é um alimento de sorte. Já os japoneses acreditam que o peixe representa fertilidade, já que colocam vários ovos de uma vez. Na China, o peixe é servido inteiro, da cabeça ao rabo, para trazer sorte do início ao fim do ano. Ainda há os que acreditem que o peixe deve ser a única carne consumida no último dia do ano, já que é um animal que se move apenas para frente.
O peixe é um dos alimentos indicados para o ano novo
Reprodução/TV Gazeta
Em muitos países da Europa, o porco – e seus derivados, como os leitões – representam progresso. Isso porque o animal não costuma se mover para trás e até mesmo usa o focinho para empurrar o que estiver o impedindo de chegar a comida. Além disso, a figura do porco – ou leitão – colocado inteiro em cima da mesa dá a ideia de abundância.
Xô, azar!
Se por um lado existem várias superstições para atrair sorte e prosperidade, as crenças populares também indicam alguns itens que podem trazer maus agouros para o ano que se inicia. Veja abaixo algumas dicas do que não fazer na noite da virada:
Passar a virada sem dinheiro no bolso
A tradição indica que passar a virada do ano sem dinheiro no bolso pode indicar que você não terá sorte financeiramente no ano seguinte. Por isso, quebre o cofrinho e se certifique de ter pelo menos algumas moedas no bolso à 00h.
Comer frango ou peru
O peru é um dos alimentos que devem ser evitados na ceia de réveillon
Freepik/ Reprodução
Se no Natal a tradição é comer frango ou peru, a crença indica que isso pode dar azar no réveillon. Isso porque são aves que ciscam para trás, o que pode impedir o sucesso em 2024.
Também não é recomendado comer crustáceos que andam de lado, porque reforçam a ideia de dificuldade em ir para frente com o que se deseja.
Roupas escuras
Não é segredo que cada cor tem um significado diferente para ser usada no ano novo. Roupas escuras representam tristeza e o luto. Esses, com certeza, não são sentimentos que desejamos atrair para o ano seguinte.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região
Roupa branca, pular ondas e romã na carteira: veja superstições que “dão sorte” no Réveillon
Adicionar aos favoritos o Link permanente.