Novo equipamento delimita a altura máxima de veículos que podem trafegar pelo trecho, de até 5,5 metros, que não foi respeitada no acidente ocorrido há duas semanas. Pórtico de sinalização de altura do Complexo Viário Doutor Miraldo Gomes, em Feira de Santana, é reinstalado
Divulgação/PMFS
O pórtico de sinalização de altura do Complexo Viário Doutor Miraldo Gomes, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, foi reinstalado neste sábado (18), duas semanas após o equipamento ter sido destruído.
A estrutura foi derrubada por um caminhão-guincho que desrespeitou o limite máximo de altura para passagem, de 5,5 metros. O acidente ocorreu no dia 4 de janeiro, por volta das 22h, no sentido Centro. O guincho transportava outro caminhão, quando colidiu contra a estrutura. Ninguém ficou ferido.
O equipamento foi removido pelo poder público na mesma noite em que a situação aconteceu. A previsão era de que a reposição acontecesse na semana seguinte, o que não foi feito.
Somente na tarde deste sábado o serviço foi executado, e concluído por volta das 19h. A operação teve início por volta das 14h, com uma equipe formada por técnicos da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) da Prefeitura, da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e da Polícia Rodoviária Federal. O serviço foi concluído por volta das 19h.
No novo pórtico, foi colocada uma placa maior do que a anterior, delimitando a altura máxima de veículos que podem trafegar pela via de acesso ao complexo de viadutos.
A superintendência alerta que o motorista ou responsável pela empresa que danificou o pórtico de sinalização deverá se apresentar ao órgão para prestar os devidos esclarecimentos e evitar que sejam adotadas providências jurídicas.
Guincho derrubou equipamento que delimitava altura máxima para passagem de veículos
Divulgação/PMFS
Outros casos
Esta não foi a primeira vez que parte do complexo viário foi atingido por caminhão, por desrespeito ao limite de altura. Em 2022, viadutos chegaram a ser interditados duas vezes. Naquele ano, em um período de quatro meses, foram registradas três ocorrências graves.
Em um dos casos, um caminhão-tanque bateu em uma parte do equipamento e causou danos estruturais no viaduto que a BR-116 a BR-124, duas das mais importantes rodovias federais que cortam a Bahia. Vigas foram atingidas e precisaram de reparos.
LEIA TAMBÉM:
Carreta bate em pórtico de rotatória do viaduto da Cidade Nova, em Feira de Santana
Pedaço da estrutura de ferro em viaduto despenca e coloca motoristas em risco no complexo viário de Feira de Santana
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
.