Com cores vibrantes e traços lúdicos, artista de Sorocaba reproduz imagens católicas em pedras de jardim: ‘Faz bem para a alma’


Ao g1, Maria do Carmo Coelho Gozzano Amaral contou que o intuito é inspirar as pessoas com seu amor pela religião. Artista de Sorocaba (SP) vende artes sob encomenda. Pintura em pedra de Nossa Senhora de Fátima, feito pela artista Maria do Carmo Coelho Gozzano Amaral
Reprodução/Redes sociais
Com cores vibrantes, simples pedras de jardim se transformam em obras de arte nas mãos de uma artista de Sorocaba (SP). Maria do Carmo Coelho Gozzano Amaral, de 38 anos, criou sua própria identidade visual ao ilustrar figuras religiosas de maneira mais lúdica e colorida.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Ao g1, ela contou que o intuito é inspirar as pessoas com seu amor pela religião. E a escolha do traço, das cores e das formas de seus desenhos contribui para isso.
“Eu costumo fazer as pinturas religiosas com rostinho fofinho, porque, muitas das vezes, quando olhamos a imagem de um santo ou de Nossa Senhora, eles estão com cara de bravos. Desejo que as pessoas pensem ‘ah, que graça’ ao olharem para a minha arte. Quero espalhar um pouquinho de Deus para esse mundão. Chamo minha arte de Santa Graça, pois muitos olham e falam ‘que graça’ ou ‘que gracinha’. E, como sempre quis que tivesse um intuito religioso, acrescentei o ‘Santa’ na frente”, explica.
Maria do Carmo mora em Sorocaba (SP) e faz diversas pinturas em pedras
Reprodução/Redes sociais
Atualmente, a artista trabalha sozinha e faz as pinturas somente por encomenda. Além disso, costuma expor alguns de seus trabalhos em uma loja da cidade. Cada pedrinha, que é adquirida em uma loja de jardinagem, demora cerca de uma hora para ficar pronta, segundo ela.
“Quando é uma encomenda com imagens novas, pesquiso diversas imagens na internet, vejo o que melhor cabe no tamanho da pedra e faço os esboços no papel. Depois, faço o procedimento geral, no qual pinto o desenho na pedra, contorno com o pincel de tinta preta e finalizo com verniz”, explica.
“Meu objetivo é que as pessoas tenham acesso a um trabalho religioso com um preço baixo e fácil possibilidade de customização. Também quero que lembrem de fazer uma oração quando olharem as pedrinhas”, afirma.
Maria faz principalmente artes cristãs nas pedrinhas e vende em Sorocaba (SP)
Reprodução/Redes sociais
🖌️ Criatividade artística
Maria do Carmo conta que começou no ramo artístico aos 15 anos de idade, quando iniciou uma colaboração voluntária para um jornal de sua cidade.
“No jornal, eu escrevia um texto infantil a cada semana, com o objetivo introduzir meia dúzia de palavras novas para as crianças. A história era sobre as aventuras de um caramujo que morava no jardim de um casa, que tinha um cachorro e passarinho como amigos”, relembra.
Apesar da paixão pela arte ter surgido na adolescência, ela destaca que sua vida profissional tomou um rumo completamente diferente do que esperava.
“Atualmente, meu trabalho principal não tem nada a ver com pintura ou até mesmo com pedras. Eu trabalho na área de direito tributário. Pintar é um hobby que me desliga da rotina e faz bem para a minha alma”, continua.
Maria Amaral trabalha com arte em Sorocaba (SP) desde os 15 anos de idade
Arquivo pessoal
De acordo com Maria, a ideia de fazer as pinturas nas pedras surgiu no seu casamento, em 2022. A artista conta que pensou em fazer lembrancinhas em pedras para as mais de 30 crianças que participariam da cerimônia.
“Fiz jogo da velha e um jogo de correspondência com bichinhos e peixinhos. Eu pintei as cabecinhas e as patinhas nas pedras, que ficaram guardadas dentro de um saquinho de algodão, também com desenhos. Foi aí que tudo começou”, relembra.
Ela conta que boa parte das crianças não participou da cerimônia e não pegou as lembrancinhas. Diante disso, decidiu levar as pedras que sobraram para expor em uma loja. “Vi que vendeu muito bem e que as pessoas gostaram. A partir daí, comecei a vender sob encomenda.”
“Faço minha arte principalmente por amor a Deus. Fico muito feliz quando as pessoas me dizem que adoraram a encomenda ou que adoraram ganhar o presente. Quando escuto isso, sinto que então atingi meu objetivo”, finaliza.
Maria vende pedrinhas em Sorocaba (SP) com desenhos religiosos ou de jogos temáticos
Reprodução/Redes sociais
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.