Pelo menos 45 cidades devem ter chuvas e ventos fortes até a manhã deste domingo (26), conforme alerta do Inmet. Em Russas, forte ventania deixa prejuízos após chuva na tarde deste sábado (25). Ventania causa transtornos em Russas, no interior do Ceará
Uma forte ventania destelhou casas, derrubou árvores, portões, placas solares e placas de comércios na tarde deste sábado (25), no município de Russas, localizado a cerca de 160 quilômetros de Fortaleza. Segundo moradores, a chuva que causou estes transtornos durou apenas 30 minutos.
Com fortes chuvas na cidade, um poste também foi derrubado na avenida Irmã Maria da Graça, no Centro. No Terminal Rodoviário de Russas, havia árvores caídas no entorno e uma forte goteira na parte interna do terminal.
Registros enviados para o g1 também mostram que uma casa desabou durante o temporal. A reportagem solicitou à Prefeitura de Russas mais informações sobre prejuízos e ações para mitigar os danos, mas ainda não obteve retorno.
Chuva e ventania causam transtornos na cidade de Russas, no interior do Ceará
Reprodução
Há relatos também de ruas alagadas, muros caídos e um pedaço de telhado de alumínio levado pela força dos ventos.
Alerta de chuvas em 45 cidades
Alerta de chuvas aponta chances de fortes precipitações e rajadas de vento em parte do Ceará
André Fernando/Funceme/Reprodução
Pelo menos 45 cidades do Ceará têm alerta de chuvas intensas para este sábado (25), conforme boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta se estende até a manhã deste domingo (26), incluindo municípios como Amontada, Sobral e Viçosa do Ceará.
☔ As cidades são:
Acaraú
Alcântaras
Amontada
Barroquinha
Bela Cruz
Camocim
Cariré
Carnaubal
Chaval
Coreaú
Croatá
Cruz
Forquilha
Frecheirinha
Graça
Granja
Groaíras
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
Ipu
Ipueiras
Itarema
Jijoca de Jericoacoara
Marco
Martinópole
Massapê
Meruoca
Miraíma
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Pacujá
Pires Ferreira
Poranga
Reriutaba
Santana do Acaraú
Santa Quitéria
São Benedito
Senador Sá
Sobral
Tianguá
Ubajara
Uruoca
Varjota
Viçosa do Ceará
Ainda conforme o instituto, as chuvas podem chegar a volumes de 50 milímetros e os ventos também podem ser intensos (de 40 a 60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.
As orientações do Inmet para a população são:
Em caso de rajadas de vento: não se abrigar debaixo de árvores para evitar risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Já para a capital Fortaleza, a previsão é de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada neste sábado (25). A temperatura máxima é 31 °C, com mínima de 25 °C. O domingo (26) pode ter temperatura mais amena na capital cearense, com mínima de 24°C.
Macrorregiões do Ceará têm previsão de chuvas isoladas
Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta, para a tarde e a noite deste sábado (25), possibilidade de chuvas isoladas no Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. A probabilidade de chuvas também é alta no Cariri, na região Jaguaribana, no Litoral do Pecém e no Litoral Norte.
Para o domingo (26), a Funceme traz a previsão de chuvas em Fortaleza no período da manhã. Durante todo o dia, há possibilidade altas de chuvas isoladas nas seguintes regiões: Litoral do Pecém, Litoral Norte, Cariri, Jaguaribana, Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns.
Previsão para o período chuvoso
Presidente da Funceme fala sobre o prognóstico das chuvas no Ceará de fevereiro a abril
O Ceará tem 45% de chances de ter chuvas dentro da média entre fevereiro e abril, segundo o prognóstico feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado nesta quarta-feira (22), em Fortaleza.
Os resultados apontam ainda 35% de probabilidade de chuvas para a categoria abaixo da normal e 20% de probabilidade para a categoria acima da normal ao longo do trimestre.
Conforme o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o principal fator para esses indicativos é aquecimento Atlântico Tropical.
“Percebemos que tem um aquecimento aí na zona equatorial do Atlântico e também no Atlântico Norte. Isso levou como categoria mais provável para o Centro-Norte do estado a probabilidade normal ou acima da normalidade. A categoria abaixo da normalidade no Centro-Sul, porque já que o aquecimento é Equatorial e Centro-Norte Tropical. Isso que os modelos conseguiram capturar de termos de regiões do estado”, disse Eduardo Martins.
Confira os detalhes do prognóstico aqui.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: