Pacientes insatisfeitos lotaram a recepção do ambulatório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), nesta segunda-feira (12), após a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) passar a regular o agendamento de consultas da rede estadual. Com a modificação no protocolo, as consultas marcadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) foram canceladas. Pacientes reclamam de mudanças na regulação de leitos e Presidente da FMS fala sobre caso
Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão denunciando o cancelamento de consultas médicas em Teresina, após decisão da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) de passar a regular o agendamento de atendimentos ambulatoriais da rede hospitalar estadual.
Anteriormente, os agendamentos de consultas médicas de Teresina e mais 223 municípios também eram feitos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que cuidava ainda da regulação através dos SUS. Com a modificação no protocolo, as consultas marcadas pela FMS foram canceladas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Pacientes insatisfeitos lotaram a recepção do ambulatório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o “Ambulatório Azul”, nesta segunda-feira (12), após a decisão do dia 1º de agosto.
Os usuários do SUS denunciam que estavam com consultas marcadas e, ao chegarem à unidade hospitalar, foram informados de que teriam que entrar novamente em uma fila de espera virtual, feita dessa vez pela Secretaria de Estado.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
À TV Clube, o presidente da FMS, Ítalo Costa, declarou que esteve em reunião com a secretaria na última sexta, com intuito de regularizar os agendamentos já feitos.
“Na última sexta, tivemos uma reunião técnica com a Sesapi onde tentamos planejar uma forma de refazer esse passo de regulação de maneira ordenada, sem prejuízos aos pacientes. Um ponto positivo de encaminhamento é que a Sesapi, dentro dos hospitais estaduais, atenderá os pacientes com agendamentos para unidades do Estado no dia ou em uma data próxima”, explicou o médico.
O presidente disse ainda que a reunião tratou de um possível acordo entre Sesapi e FMS. Em comunicado, a Fundação solicita que os usuários com problemas nas consultas notifiquem formalmente a Ouvidoria da FMS ou a Diretoria de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria-DRCAA.
Hospital Getúlio Vargas (HGV), no centro de Teresina, Piauí
Andrê Nascimento/ G1 PI
*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
o